Finalistas de enfermagem
viveram dia especial


Num dia de emoção para pais e familiares, cerca de 130 alunos do curso de Enfermagem do ISAVE participaram, na manhã do dia 17 de Junho, na missa de finalistas, juramento profissional e imposição de insígnias.
A cerimónia religiosa, celebrada pelo padre Jorge Vilaça, contou com uma grande plateia. Alunos e familiares participaram numa cerimónia emotiva e num dos momentos marcantes do percurso académico dos alunos de enfermagem. A partir de agora, os jovens enfermeiros do ISAVE partem à procura de um lugar no mundo do trabalho.
“Deixai-vos tocar pela fragilidade. Deixai que sejam os doentes a darem sentido à vossa profissão”, pediu o sacerdote, aos jovens finalistas. Depois da leitura da oração do enfermeiro, seguiu-se a bênção das mãos dos cerca de 130 jovens enfermeiros.
A vela, símbolo da fé; a capa, onde se guardam as melhores recordações académicas; o livro, símbolo da formação; a lamparina, símbolo do curso; e o pão e vinho foram alguns dos elementos que marcaram presença no ofertório.
No final, Conceição Antunes, coordenadora do curso de enfermagem, incentivou os jovens finalistas a não desanimarem e a serem empreendedores. Dando os parabéns aos jovens enfermeiros, pelo dever cumprido e pela caminhada de 4 anos, Conceição Antunes considerou que os alunos foram verdadeiros embaixadores daquela instituição. “Nunca deixem de ser humildes e determinantes”, disse. No final, cada um dos alu-nos recebeu um diploma e uma vela, símbolo do curso de Enfermagem.

ISAVE forma enfermeiros
para o mundo

“Até ao momento, deram provas que são excelentes profissionais. Actualmente, formamos enfermeiros não para Portugal mas para o mundo”, revelou Conceição Antunes, coordenadora do curso de Enfermagem, aos jornalistas. Numa conversa que decorreu à margem da cerimónia, aquela responsável revelou que “não podem desanimar. Têm que partir à procura”. No que diz respeito às taxas de empregabilidade, Conceição Antunes vincou que as mesmas se situam nos 80%, sendo que, a grande maioria está a trabalhar no nosso país. Espanha, França, Suíça, Reino Unido e Irlanda são alguns dos países que acolhem os jovens profissionais do ISAVE.
“Nos diferentes países da Europa querem enfermeiros portugueses. É prova que a Enfermagem forma com qualidade”, revelou Conceição Antunes.