Maria da Fonte
na história de Portugal


Ao chegar a estas páginas do número especial dos 125 anos no jornal ‘Maria da Fonte’ já ficamos a saber alguma coisa sobre a história do jornal, do concelho da Póvoa de Lanhoso, bem como actuou a censura em relação ao nosso jornal…
É altura agora de fazermos um pequeno passeio pela história do país e como o jornal noticiou os grandes factos da nossa história. E claro que é difícil falar em todos os acontecimentos dos últimos 125 anos mas o certo é que nos seus inícios o jornal dava mais destaque às notícias vindas dos outros cantos do país, ou mesmo além fronteiras do que aquilo que acontecia no concelho. Façamos então uma pequena viagem…

Em 1891, a 31 de Janeiro dá-se a primeira tentativa gorada de implantação da República, no Porto. Os meses de Abril de 1902 e 1903 davam destaque aos congressos Galaico-Português realizados em Viana do Castelo e Braga, respectivamente. Quatro anos depois, a 20 de Junho é publicada a nova lei de Imprensa que agravava a anterior lei datada de 11 de Abril. Nesta altura foram vários os jornais suspensos de publicação, entre eles ‘O Mundo’ e ‘País’.
Um ano depois, a 28 de Janeiro, mais uma tentativa de golpe revolucionário para derrubar a Monarquia.
Até que… a 1 de Fevereiro de 1908 é assassinado o rei D. Carlos e o princípe herdeiro D. Luís Filipe. D. Manuel sobe então ao trono, com apenas 18 anos…
A primeira página do ‘Maria da Fonte’, do dia 6 de Fevereiro de 1908, era quase toda dedicada ao atentado e tinha por título, ‘O Infame atentado contra a família real’ e o seu director, Alfredo Ribeiro...

A implantação da Republica
Sucederam-se uma série de histórias que acabaram por culminar com a proclamação, em Lisboa, a 5 de Outubro de 1910, da República.
A primeira notícia sobre o assunto saiu no ‘Maria da Fonte’ de 9 de Outubro com o título ‘A Revolução’:
“A’ hora de entrar no prelo esta primeira pagina do nosso jornal faltam-nos ainda pormenores da revolta militar e popular, que deu em resultado a proclamação da republica na capital do paiz...

… O primeiro presidente

A 24 de Agosto de 1911, Manuel de Arriaga é eleito por quatro anos o primeiro presidente da República.
A 27 a notícia sai na página três do ‘Maria da Fonte:
“O snr. Dr. Manoel d’Arriaga, figura sympathica e insinuante que altamente se destaca nas fileiras republicanas, acaba de ser eleito Pre-sidente da Republica por 121 votos.
O novo chefe do Estado foi alvo d’uma ruidosa manifestação de sympathia por parte de todos os lisbonenses e pelos representantes do povo que, na Assembleia Nacional Constituinte, o acclamaram com phrenesi...