Unidade Móvel de Saúde
sensibiliza população

Depois de ter estado em instituições como IPSS’s e no Bairro Social de Garfe, a Unidade Móvel de Saúde da Póvoa de Lanhoso percorreu, na passada neste mês de Dezembro, os Centros de Convívio, onde a Enfermeira respectiva desenvolveu uma acção de sensibilização junto dos utentes. Na sessão que decorreu na manhã de 3 de Dezembro, no Centro de Convívio de Vilela, aquela profissional de Saúde iniciou a sua intervenção com a referência ao protocolo existente entre a ARS – Norte e o Centro de Saúde e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e que tornou possível a implantação da Unidade Móvel de Saúde no Concelho.
Depois, explicou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Unidade Móvel de Saúde e questionou os utentes sobre os temas de saúde de seu interesse que desejavam ver abordados. Seguidamente, sensibilizou para o aspecto do frio e do aquecimento, problema que se põe nesta altura do ano, referindo-se às vantagens e aos perigos de fontes de calor como as lareiras e os braseiros, as salamandras, os aquecedores e o aquecimento central, os sacos de água, de entre outros.
Explicou ainda de que forma as pessoas se podem aquecer, apelando à utilização de várias camadas de roupa, pouco apertadas; ao aquecimento das habitações; e à ingestão de líquidos quentes para hidratar, como chás, fazendo aqui referência à questão do álcool, que, segundo referiu, provoca “uma falsa sensação de calor”, explicando a relação entre a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas e a hipotermia (baixa temperatura ao nível central do corpo). Chamou ainda a atenção para o facto de a população idosa ter me-nos sensibilidade nos membros, razão pela qual pediu para estar mais atenta e para estar mais afastada de fontes de calor, numa atitude preventiva de queimaduras...