PS aponta o dedo ao Plano
e Orçamento para 2011

Numa conferência de imprensa realizada quinta-feira, dia 2, o PS apontou baterias ao executivo camarário, criticando o orçamento para 2011 e elencando as obras prometidas e não realizadas, em 2010, pela equipa de Manuel José Baptista. A par destes assuntos, os socialistas alertaram para a subida do prazo médio de pagamento a fornecedores, assim como dos preços da água, saneamento e lixo, que se prevê que venha a acontecer no próximo ano. A posição da bancada socialista, que votou contra o Plano e Orçamento para 2001, foi também explicada no decurso daquela conferência de imprensa.
“Este ano foi um ano muito pobre, muito fraco, ao nível de realização e cumprimento do próprio plano de actividades, que já por si era muito fraco. As obras que estavam previstas em plano para 2010, as poucas que estavam previstas não foram realizadas”, referiu António Lourenço, vereador do PS. O vereador da oposição chamou a atenção para a retirada de algumas do Plano para 2011, nomeadamente a Variante à vila, a ligação da vila a Guimarães, por Garfe, o parque empresarial integrado, que já vem de 2007/2008, e o chamado “OuroParque”.
António Lourenço destacou ainda que a “diminuição à dívida ficou aquém daquilo que era previsto”, adiantando que, no final de 2009, atingiu-se a maior dívida de sempre, na ordem dos 13,5 milhões de euros.
O aumento do prazo médio de pagamento a fornecedores foi também alvo de críticas por parte dos elementos do PS. António Lourenço destacou que o pagamento a fornecedores aumentou em 40%, de Janeiro a Junho de 2010, passando de 115 a 161 dias, conforme revela o relatório da Direcção-Geral das Autarquias Locais, disponibilizado aos jornalistas pelos elementos do PS. Aquele responsável socialista considera a situação como “grave, na medida em que foi contraído um empréstimo, em 2009, ao abrigo do Programa Pagar a Tempo e Horas”, considerando que tal situação “vai implicar penalizações ao nível desse empréstimo”...