Centro Educativo do Cávado
revoluciona educação
A inauguração do Centro Educativo do Cávado, em Monsul, no dia 25 de Setembro, foi um dos momentos mais marcantes do Dia do Concelho, instituído, este ano, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O ambiente era de festa. Centenas de pessoas deslocaram-se à freguesia de Monsul, no baixo concelho, para acompanhar a cerimónia de inauguração do Centro Educativo do Cávado, que recebe, na próxima segunda-feira, as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo das dez freguesias do baixo concelho (Águas Santas, Monsul, Gerás, Ajude, Verim, Friande, S. João de Rei, Covelas, Moure e Ferreiros).
Dispondo de excelentes condições, adaptadas às actuais necessidades da comunidade escolar, o Centro Educativo do Cávado, com capacidade para cerca de 300 crianças, dispõe de 8 salas para o ensino básico e 4 para o pré-escolar, assim como de um conjunto de outras valências que passam, entre outras, pela biblioteca, sala de informática, cantina e refeitório. “Sempre defendi que as dificuldades desta parte mais rural do nosso concelho tinham de ser compensadas com investimentos de qualidade e com projectos que ajudem a fixar os povoenses nestas freguesias, não havendo, a este nível, diferenças com as demais freguesias da Póvoa de Lanhoso”, disse Manuel José Baptista, por ocasião dos discursos. Dirigindo-se aos pais, o autarca assegurou que “os vossos filhos vão ser felizes nestas instalações. Vão ter as condições que não podíamos assegurar nas pequenas escolas das freguesias”.
“Não poderíamos ter os melhores resultados pedagógicos com as actuais escolas. Desde logo, pela sua dimensão e pelo número reduzido de alunos em cada uma delas. Por isso, urgia avançar para este novo modelo de organização”, assegurou o presidente da Câmara Municipal.
Carlos Duarte, gestor do Programa Operacional Norte da CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) deu conta dos 298 centros escolares financiados na região norte.
Com um custo de 2,3 milhões de euros, o Centro Educativo do Cávado foi financiado, tal como deu conta aquele responsável, em 80% pelos fundos comunitários através do Programa Operacional da região Norte...
Marcadores:
aguas santas,
ajude,
câmara municipal,
covelas,
dia do concelho,
ensino,
escolas,
ferreiros,
friande,
geraz do minho,
monsul,
moure,
póvoa de lanhoso,
s. joão de rei,
verim