Autarquia assinalou
Dia Europeu Sem Carros

Sob o lema “Mobilidade Inteligente, Uma vida melhor!”, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso realizou, no dia 22 de Setembro, um conjunto de iniciativas com vista a assina-lar o Dia Europeu Sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
As actividades, desenvolvidas na Praça Engenheiro Rodrigues, cuja área circundante esteve parcialmente vedada ao trânsito, compreenderam um percurso sinalizado em cadeira de rodas, jogos tradicionais e atelier de pintura, assim como uma acção de sensibilização junto dos comerciantes daquela praça, informando-os sobre a importância e os objectivos do Dia Europeu Sem Carros. A par destas, foi ainda realizado um peddy-paper que levou os mais novos ao encontro de vários espaços municipais da vila.
A data de construção do antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a data de inauguração da Sala de Interpretação do Território, a data da revolta da Maria da Fonte e da data da concessão da primeira carta de Foral, por D. Dinis, às terras de Lanhoso, foram algumas das questões apresentadas aos alunos.
Cláudio Macedo, de 12 anos, aluno da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, foi um dos alunos participantes nas iniciativas. Segundo aquele aluno, “trata-se de uma boa iniciativa pois procura-se que haja menos carros a circular e por isso há menos poluição, o que é bom para o ambiente”. Aquele aluno participou ainda no percurso em cadeira de rodas. “Não imaginava que fosse tão difícil pois implica um grande esforço de braços”, disse, adiantando que aquele gesto serve para sensibilizar as pessoas para a dificuldade e os entraves que as pessoas com mobilidade reduzida encontram...