Quercus visitou Bosquete
da Gonçalo Sampaio

Por ocasião do Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado a 22 de Maio, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a maior organização ambiental portuguesa, visitou o Bosquete localizado na Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, num projecto coordenado por Francisco Areias, docente naquele estabelecimento de ensino.
Liderado por Ana Cristina Costa, presidente da Quercus de Braga, o grupo partiu, pelas 11 horas, à descoberta do bosquete da Gonçalo Sampaio. Anfitrião da visita, o professor Francisco Areias deu a conhecer ao grupo o projecto iniciado há 13 anos atrás, por ocasião da sua vinda para aquela unidade de ensino.
“Era uma zona periférica da escola e não era uma zona ajardinada. Tinha a ideia de criar este projecto, de criar um bosquete no qual fosse possível realizar actividades práticas e dar a conhecer as espécies autóctones”, explicou aquele docente.
Dando conta nas transformações operadas nas nossas florestas, com os carvalhos a darem lugar aos pinheiros e aos eucaliptos, Francisco Areias revelou que “era preciso sensibilizar os alunos e professores, dando-lhes a conhecer as espécies portuguesas e sensibilizar a comunidade escolar para a sua preservação”...