Delegação timorense conhece realidade educacional na Póvoa de Lanhoso
O Ministro da Educação de Timor, João Câncio Freitas, e o Director Regional da Educação do Norte, António Leite, visitaram, no dia 15 de Abril, o Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso. É intenção do governo timorense restabelecer naquele país a aprendizagem da língua portuguesa, que foi interrompida durante 20 anos, durante a ocupação. Para tal, a delegação timorense pretende efectuar parcerias com escolas portuguesas, dada a necessidade de pessoas qualificadas para o ensino em Timor.
Esta delegação pretendeu recolher contributos de boas práticas do ensino português para implementá-las no seu país, pois é na Educação que pretendem fazer uma grande aposta. Como curiosidade, refira-se que uma educadora do Agrupamento Gonçalo Sampaio anseia trabalhar em Timor, país que ainda detém fortes ligações culturais ao nosso país.
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, acompanhou esta visita e referiu que a escolha do Agrupamento Gonçalo Sampaio, de entre toda a região norte, aconteceu “porque o Director Regional entendeu que é um Agrupamento que funciona bem e escolheu-o para mostrar como está estruturado e como funciona um Agrupamento de Escolas em Portugal”. Segundo a edil, responsável pela Educação no Concelho, “foi, naturalmente, um privilégio para a Póvoa de Lanhoso e para o Agrupamento ter sido alvo da escolha por parte do Senhor Director Regional”...