Armindo Veloso




SERENAMENTE

Uff, até que enfim!
As eleições autárquicas provocam um desgaste físico e emocional sem paralelo.
Por muito que as eleições legislativas, mais, as presidenciais e europeias, menos, ocupem muitos de nós, não há como as autárquicas para transformarem o país num S. João permanente com milagre da multiplicação dos pães, leia-se dinheiro, e tudo.
Compete agora ao povo exausto aceitar a decisão democrática seja ela de qual cor for e compete aos eleitos perdedores fazerem uma oposição responsável. Já agora, compete também aos meios de comunicação social informar de uma forma isenta e tão distanciada quanto possível.
Este mandato será o mandato mais desapaixonado que há memória no poder local. Retirando alguns que farão tudo para colocarem os filhos ou os delfins na linha de partida, quem sabe com a esperança de poderem voltar, a maior parte deles, não tendo como perspectiva a reeleição, farão certamente um mandato sereno. Se o aproveitarem para acções sem fogo de artifício que são aquelas que a maior parte das vezes mais ajudam o povo como sendo acções de carácter social, quem sabe se vamos ter mais de uma centena de “santos condestáveis” por esse país fora.
Aproveitem e sejam-no na sua plenitude ligando mais aos valores morais do que materiais...

PS: Este post scriptum é para reafirmar aquilo que escrevi no mesmo espaço no último número ou seja, tanto os vencedores das eleições, o PSD e os seus candidatos liderados por Manuel José Baptista, como os eleitos da oposição, contarão com a maior correcção e ética editorial deste centenário jornal que, afinal, é de nós todos.
As maiores felicidades para o poder que nos vai governar e Deus queira que estejamos cá todos para nos podermos “chatear” daqui a quatro anos...
Até um dia destes