Verão Total’ passou
por terras da Maria da Fonte

A Praça Engenheiro Rodrigues, no centro da vila da Póvoa de Lanhoso foi o local escolhido para a transmissão do programa “Verão Total”, da RTP, no dia 18 de Agosto. Durante cerca de seis horas, aquele programa deu a conhecer o concelho da Póvoa de Lanhoso, as suas gentes e as suas tradições.
Sónia Araújo e Hélder Reis conduziram o programa em directo, que contou com reportagens e intervenções em directo de vários pontos do concelho.
No centro da vila, centenas de pessoas não deixaram de acompanhar a emissão em directo, que contou com a presença de vários convidados.
Contando com vários momentos musicais, a Póvoa de Lanhoso fez-se representar pela Banda Musical de Calvos, Cantares da Nossa Aldeia e Fininho e Duarte.
As intervenções tiveram início com o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso que deu a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo actual executivo, com especial incidência na área social.
Numa viagem pela história, e numa reportagem conduzida por Ana Viriato, Paulo Freitas, deu a conhecer alguns dos factos ligados à revolta da Maria da Fonte, numa reportagem realizada no Mosteiro de Fontarcada. A par desta reportagem, Portugal e o mundo ficaram a conhecer, entre outros, o Museu do Ouro, Diverlanhoso, a Quinta Vila Beatriz e a Ouronor.
Para além destas reportagens, o “Verão Total” contou com intervenções em directo desde o Carvalho de Calvos, Mosteiro de Porto d’Ave, Espaço Jovem, Loja Social e Alfaiataria Almeida.
Pela esplanada localizada na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, Sónia Araújo e Hélder Reis receberam diversos convidados ligados a variadas actividades, desde os doces, dança, passando pela gastronomia e aos arte-sãos do concelho.
Moncho Rodriguez, do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso; Manuel Cunha, cesteiro, da freguesia de Garfe; José Maria, pintor naif, de S. João de Rei; Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais; Armando Rodrigues, escultor; Hugo Ma-cedo, empresário de hotelaria; Basílio Fernandes, arte-são, da freguesia de Serzedelo; Adelaide Cruz, doceira, da freguesia de Fontarcada; Nigel, escultor, da Cave Cast; Luís Silva, da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso; e Ana Rita Rodrigues, do Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso, foram alguns dos convidados presentes.
Armindo Veloso, director do “Maria da Fonte” foi uma das presenças no “Verão Total”. Além de dar a conhecer um pouco da história deste centenário jornal, Armindo Veloso levou consigo alguns exemplares do “Maria da Fonte” associados a importantes épocas da nossa história.
Perante a presença das equipas da RTP, o público participou em grande número, dando um colorido diferente à Praça Engenheiro Armando Rodrigues, num dia em que a Póvoa de Lanhoso se mostrou ao mundo.