Sérgio Soares há oito anos à frente da maior freguesia do concelho
“Saneamento e parque infantil
entre as grandes prioridades”
Na freguesia de Taíde, a rede viária continua a ser uma preocupação para Sérgio Soares, presidente da Junta de Freguesia. Além destes melhoramentos, o edil espera ver a rede de água e de saneamento chegar a todos os moradores. De entre as intervenções a realizar, o autarca não esquece os mais novos, para quem quer construir um parque infantil. Iniciou, há cerca de seis meses, o terceiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Taíde. Como está a decorrer?
Está a correr dentro da normalidade. Nós, Presidentes de Junta, queremos sempre mais para as nossas freguesias mas também sabemos e compreendemos as dificuldades da Câmara Municipal, de quem muito dependemos e, normalmente, no ano seguinte ao de eleições autárquicas sabemos que as coisas se tornam ainda mais difíceis mas, mesmo assim, temos que ser persistentes e fazer o nosso trabalho sempre de forma séria e com o devido respeito por tudo e todos, pois só assim as coisas podem correr bem e dentro da normalidade.
Estamos a continuar com o trabalho que já vinha a ser desenvolvido anteriormente e, sendo assim, nada disto é novidade para nós executivo da Junta de Freguesia, executivo este que não sofreu qualquer alteração desde a apresentação em 2005. Por isso, posso dizer que está a correr bem, mas querendo sempre mais e melhor para a nossa freguesia.
É fácil ser presidente de Junta?
Este é o meu terceiro mandato. Como tal, e daí, a experiência de oito anos à frente da maior freguesia do nosso concelho em termos populacionais, dá-me alguma prática sobre tudo o que envolve a freguesia de Taíde. É de muita responsabilidade este cargo mas também gosto de desafios. Tudo o que faço na vida assumo-o sempre com a mesma atitude, onde coloco todo o meu empenho, dedicação e respeito. Não é fácil por vezes porque, infelizmente, ainda há algumas pessoas que não percebem ou não querem perceber que existem leis, e ainda bem que existem, às quais todos nós temos e devemos respeitar e daí surgem, por vezes, alguns momentos em que nos entristecemos um pouco mais, mas ponho sempre os desígnios da minha freguesia e das suas gentes em primeiro lugar. Daí que, as coisas menos boas não me abalam nem fazem com que ponha em causa o meu trabalho nem a responsabilidade que assumi ao aceitar este cargo pela terceira vez consecutiva. Também, em termos familiares e profissionais por vezes saímos a perder, pois uma freguesia como Taíde requer muito do seu presidente e de todo o executivo da junta. Confesso que não é fácil ser Presidente de Junta mas as coisas menos fáceis são aquelas que nos dão mais força e fazem com que o sucesso de tudo aquilo que projetamos seja alcançado.
Quais as principais necessidades de Taíde?
Taíde ainda tem muitas necessidades em termos de pavimentações. Falo da Rua Visconde de Taíde e Rua da Poça de Ralde. São duas ruas muito extensas mas gostava de as ver pavimentadas. Depois, temos outra necessidade que, para mim, é prioritária, que é a concretização da rede de saneamento e temos locais em que é extremamente necessário, pois esta é uma causa de saúde pública. Temos a Rua do Crasto, Rua do Santinho e Rua do Entroncamento em que o piso está ainda em calçada à portuguesa mas com muitas irregularidades. Por vezes, torna-se perigosa esta via e não tendo ainda rede de saneamento acho que é uma necessidade e urgente a colocação desta rede e a pavimentação das mesmas. A Rua de Gerzat também necessita de intervenção urgente pois a colocação da rede saneamento, gás natural e fibra óptica deixou o piso muito danificado e sendo esta uma das vias mais movimentadas carece de intervenção urgente. Outra das necessidades que considero urgente é, sem dúvida, um parque infantil com as devidas condições para que as pessoas possam levar os filhos a brincar. Esta é também uma das necessidades principais para Taíde que espero concretizar.
Para estes quatro anos, que obras a Junta de Freguesia gostaria de concretizar?
Sabendo de todas as dificuldades que o país atravessa e daí os municípios e as freguesias, tenho em conta que não podemos nem devemos fazer obras de fachada nem pedir muito mas gostaria, e espero ver concretizadas, as obras que referi nas principais necessidades, assim como a segunda fase da sede de Junta e um arranjo no Largo do Bobeiro para um Parque de Lazer e, claro, um Parque Infantil com as devidas condições.
Qual a mais prioritária?
Todas elas são importantes e prioritárias mas sinto muito a falta do Parque Infantil, pois gostaria de ver as crianças de Taíde a terem um local digno para brincarem e desfrutarem de tudo aquilo que merecem.
Depois de muitos anos de ‘casa às costas’, Taíde já dispõe de uma sede de Junta. Esta foi a primeira fase de uma obra mais abrangente. O que pretendem ainda fazer?
Taíde tem agora uma sede de junta onde podemos trabalhar de uma forma mais organizada e merecida. Foram sete anos de casa às costas, como diz, mas foi assim que quisemos pois tinha prometido que estaria sempre próximo da população e, daí, o atendimento era feito em três locais da freguesia. Agora, não faz sentido pois a sede de junta foi construída no centro da freguesia, geograficamente, e assim todos têm acesso e a uma distância idêntica para cada canto da freguesia. Relativamente à sede de junta, falta ainda construir uma segunda fase que é um espaço polivalente para eventos e apoio às instituições da freguesia, que espero ainda vê-la concretizada.
Que obras destaca desde que assumiu a presidência da Junta?
Todas as obras realizadas têm a sua importância pois nunca quis, nem quero, fazer obras só para dar nas vistas. Mas, de todas elas posso destacar a rotunda dos Romeiros e a Rua Dr. Francisco Vieira e Brito, rede de saneamento e água potável, Largo Nossa Senhora da Graça, em Quintela, e destaco particularmente a Sede de Junta e o Adro da Igreja Paroquial assim como o sintético no campo de jogos.