Pilotos ensinaram mais pequenos
Dar a conhecer, sobretudo aos mais jovens, as particularidades de cada tipo de condução e os equipamentos específicos de segurança de pilotos e viaturas foi um dos objectivos da acção realizada pela organização do Rallye Torrié no dia 25 de Fevereiro.
Pilotos e máquinas marcaram presença na acção de prevenção, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila. O momento foi ainda aproveitado pela organização para a distribuição de panfletos, com algumas das regras e conselhos a seguir pelo público. Armindo Araújo, bicampeão do mundo de ralis produção, foi a grande estrela da acção de prevenção rodoviária, que contou ainda com a presença de Vítor Pascoal, Pedro Peres e Renato Pita. “Com esta campanha pretende-se sensibilizar desde muito cedo para as condições em que se deve ver o rali, dando-lhes a conhecer os carros, assim como as protecções que existem nas viaturas e as usadas pelos pilotos. Queremos mostrar que não é só carregar no acelerador”, explicou Gabriela Fonseca, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Nós passamos o ano nas corridas e a tentar andar o mais rápido possível nos sítios próprios e nas especiais preparadas para o efeito. As pessoas não podem fazer estas corridas, que são feitas com todas as condições de segurança, no seu dia-a-dia, em estrada aberta e onde toda a gente anda a circular”, referiu o piloto Armindo Araújo.
“Queremos sensibilizar, principalmente as crianças, de que há sítios próprios para as corridas mas que no dia-a- -dia têm de ter cuidado, utilizar sempre o cinto de segurança, cumprir as regras de trânsito e os limites de velocidade”, disse ainda o campeão do mundo. “São de louvar estas iniciativas e faz todo o sentido esta aproximação com as crianças, falando-lhes do mundo automóvel e de todas as questões de segurança”, frisou o piloto Vítor Pascoal, felicitando a organização do Torrié pela iniciativa de prevenção.
Ao longo do dia, os mais pequenos tiveram a oportunidade de contactar de perto com os pilotos e viaturas presentes no centro da vila. Sentados ao volante, os mais pequenos mostraram-se como verdadeiros pilotos do rali.
Os bancos, os cintos de segurança, os extintores e as barras de protecção, assim como peso das viaturas foram algumas das características apontadas, que diferenciam os carros do rali das viaturas normais.