Ponte Mem Gutierres

Limpeza no mês Maio
No decurso de uma acção de sensibilização realizada no âmbito do projecto “O Património é de todos, a atitude é sua”, pelo Gabinete do Património da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Orlando Fernandes e Mariana Sá Pereira, deram a conhecer a intenção da autarquia da Póvoa de Lanhoso de avançar com os trabalhos de limpeza da Ponte Mem Guiterres, em Esperança. Também conhecida por Ponte de Esperança ou Ponte Domingos Terno, a Ponte Mem Gutierres foi classificada como Monumento Nacional em 1910.
Apesar das dúvidas quanto à data sua construção, o arqueólogo Orlando Fernandes apontou os séculos XIV ou XV como provável período em que a referida ponte foi construída.
De acordo com o que foi dado a conhecer pelos técnicos da Câmara Municipal, a Ponte Mem Gutierres sofreu uma intervenção em 1976, que contemplou a reparação do pavimento e das guardas, seguindo-se, em 1977, os trabalhos de conservação e consolidação do arco.
O objectivo da Câmara Municipal é proceder à limpeza daquele monumento para, posteriormente, avaliar o seu estado de conservação.
Dando conta de que a freguesia de Esperança nem sempre esteve ligada ao concelho da Póvoa de Lanhoso, Mariana Sá Pereira apontou o ano de 1059 como a data do aparecimento da primeira referência documental relativa à freguesia de Esperança.
A disputa da Barragem do Ermal, pelos concelhos da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, foi também trazida a discussão. Dando a conhecer o inventário do património edificado, nas variantes civil, religioso e popular, Mariana Sá Pereira recolheu alguns contributos dados pelos habitantes de Esperança.
A elaboração de um livro, com o património edificado de todas as freguesias do concelho é o objectivo do projecto “O Património é de todos, a atitude é sua”.