Lídia Vale bate com a porta
O distanciamento de Lídia Vale, vereadora do PS na Câmara Municipal, já há muito que era comentado na praça pública. A esse distanciamento veio a ausência nas reuniões da Câmara Municipal. Foram várias as vezes em que Lídia Vale esteve ausente, sendo substituída, na maioria das ocasiões, ou por Célia Gonçalves ou por José Alexandre Vale da Silva.
A esse distanciamento junta-se agora o corte de ligações ao PS, com Lídia Vale a desfiliar-se do partido do qual foi presidente da Comissão Política da concelhia da Póvoa de Lanhoso durante 2 anos. A 23 de Julho deste ano fecha-se um ciclo iniciado em 2000, ano em que a ex-presidente da concelhia do PS filiou-se no partido.
Lídia Vale e Frederico Castro parecem estar de costas voltadas. Lídia Vale não se pronuncia sobre o assunto. Há quem afirme que a vereadora do PS, agora independente, tinha ido trabalhar para Braga e que não estava disponível para o PS concelhia. Amigos próximos de Lídia Vale afirmam que tal não é verdade.
Quem não estava a par da situação, estanhou a ausência do seu nome na candidatura do PS à Câmara Municipal. Há quem diga em surdina que Lídia Vale foi a última a saber que não estava na lista dos escolhidos de Frederico Castro.
Recorde-se que Lídia Vale foi a primeira mulher a presidente à Co-missão Política Concelhia do PS. Depois de 17 anos, abandona o PS.