Exército testa treino
operacional ena Póvoa
Mais de duas centenas de militares estão, até hoje, aquartelados na vila da Póvoa de Lanhoso para um exercício que culmina o treino operacional do Grupo de Reconhecimento (GRec) sediado no Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga, e que constitui a força do Exército português disponível para intervir em qualquer local.
O Exercício Plutão 17-2 realizou-se ao longo da semana e implicou a simulação de uma zona de alto conflito com a força a assumir a missão de expulsar os invasores, restabelecer as condições de segurança e abrir caminho á ajuda humanitária, mas foram “incidentes simulados” ressalvou o comandante da Intervenção (BrigIn), Brigadeiro General Francisco Xavier de Sousa, no dia em que foi ao terreno.
A visita do comandante da BrigIn foi marcada pela presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, do presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e do 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários locais, Luís Soa res, a quem explicou: “treina-mos no nosso território aquilo que pode acontecer noutros cenários”.
Para o Brigadeiro General, a presença da vice-presidente do município “demonstra a simbiose entre o RC6 e as autarquias”, assumindo: “queremos estar fora das fortificações” por considerar que “é através destas ligações que os militares vão estabelecendo laços que podem ser importantes noutras situações”.
Gabriela Fonseca manifestou a disponibilidade do município em apoiar este e outros exercícios até porque é importante “ter forças militares e de segurança devidamente preparadas para o que for necessário”.
A vice-presidente do município encarou ainda o facto do Exército português, e em particular o RC6, ter forças em missão em vários países como “um sinal de reconhecimento do seu trabalho e da sua preparação”.
Além dos militares do RC6, participam no exercício forças do Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1 - Que-luz; Regimento de Engenharia n.º 3 - Espinho e Regimento de Artilharia n.º 5 - Vendas Novas.