Maior evento internacional
de salvamento do planeta
As mais avançadas técnicas de salvamento e desencarceramento foram dadas a conhecer no passado fim-de-semana, 8 e 9 de Abril, naquele que foi o maior evento internacional de salvamento e desencarceramento. O Rescue Day, promovido pela Interfire, Weber Rescue Systems e Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, contou com a colaboração da Câmara Municipal.
Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foram os escolhidos para a organização deste evento, que se realiza pela primeira vez a nível nacional. Ao todo, oito bancas de formação, 120 formandos e um grupo de formadores portugueses e alemães de grande qualidade. Bombeiros de todo o país marcam presença no evento, iniciado na manhã de ontem.
O evento integrou oito bancas de formação, alusivas às novas tecnologias, elevação de emergência de tractores agrícolas, Sobe e Desce – Técnica Combinada para Encarcerados Tipo II, Segurança e Estabilização de Emergência, Desencarceramento em veículos pesados, viaturas capota-das/Tombadas lateralmente, acidente com separador auto-estrada e trauma. A excelente caracterização das “vítimas” transporta os presentes para um cenário “quase real”.
A vinda para a Póvoa de Lanhoso de um evento de carácter internacional é um motivo de orgulho para toda a organização, naquele que é o concretizar de um sonho de há vários anos, como explicou uma responsável da Interfire.
Na abertura do Rescue Days, na manhã de Sábado, dia 8 de Abril, no Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Fernando Matos, da Interfire, referiu a “alegria enorme por ver tanta gente, conseguir juntar tanta gente e de vários pontos do país”, agradecendo a colaboração dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e da Câmara Municipal.
“Sem eles isto não era possível. Foi muito importante toda a ajuda. Foram fantásticos”, disse Fernando Matos, referindo-se aos bombeiros da Póvoa de Lanhoso.
Já o responsável da Weber, Reiner Antritter, destacou o enorme empenho e trabalho de todos os que integraram a organização. “Sintam-se orgulhosos por participar no primeiro Rescue Day a acontecer em Portugal. Aproveitem esta oportunidade porque ela é única”, referiu.
António Veloso, comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, deu nota das muitas horas de trabalho na organização do evento, para que todos possam tirar o maior proveito das técnicas que são partilhadas ao longo dos dois dias, agradecendo à autarquia, às empresas do concelho e a todos os Bombeiros que estiveram envolvidos na organização.
A mesa de honra contou, para além dos nomes acima referidos, com a presença do representante da direcção dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso, Albano Fonseca; do Representante de Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Bruno Alves; do Comandante do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Lopes; da Comandante Operacional distrital de Braga, Marina Esteves; do presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.
O autarca da Póvoa de Lanhoso destacou que a formação é importante, dado a evolução dos equipamentos e realçou que a Póvoa de Lanhoso é uma terra acolhedora, sempre de portas abertas para eventos como este.