é concelho empreendedor
Paulo Monteiro |
Ora, a Póvoa de Lanhoso não foge à regra e é, segundo os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística o concelho mais empreendedor, do Norte do país, com 18 empresas criadas por cada 10 mil habitantes.
O assunto acabou mesmo por ser alvo e um estudo feito esta semana pelo ‘Jornal de Notícias’ que chegou à conclusão de que a região Norte foi a que mais empresas deu a ganhar ao pais em 2016.
O Norte viu nascer 11586 entidades do género, e perdeu 10315, o que dá um saldo positivo de 1271, caso único no país. Só para termos a noção de quanto a região Norte tem sido importante para o desenvolvimento económico do país basta ver que o segundo melhor saldo positivo pertence ao Algarve, com 81... muito longe do Norte. Isto para já não falar (mas para comparar...) do pior desempenho que pertence à região de Lisboa com um saldo negativo de 2961.
Mas os números do concelho da Póvoa de Lanhoso ganham ainda mais importância se fizermos uma análise global... se o factor população for tido em conta, a Póvoa de Lanhoso continua no pódio e ocupa um excelente segundo lugar a nível nacional só perdendo o primeiro lugar para Beja que é quem mais empreendeu em 2016 com 23,4 empresas ganhas por cada 10 mil habitantes. Segue-se a Póvoa de Lanhoso com com menos cinco empresas e meia ganhas.
E voltando às multinacionais, o concelho vai ganhar com o Solar Transparency, um projecto a instalar na Póvoa de Lanhoso, de energia fotovoltaica e que representa um investimento a rondar os 25 milhões de euros, para além da criação de muitos postos de trabalho.
Mais uma vez a Póvoa de Lanhoso a contribuir para um melhor desempenho da nossa economia uma vez que esse contributo se soma aos contributos de outros concelhos vizinhos e que, todos juntos, são uma importantissima mola de desenvolvimento económico do nosso país. Ganha a Póvoa. Ganhámos todos.
E é sempre bom receber excelentes notícias, vindas de fora, quando estas dizem respeito a este concelho e ao seu desenvolvimento.