Lanhoso

Rede viária requalificada

A intervenção na rede viária continua a ser uma das prioridades da Junta de Freguesia de Lanhoso, no concelho da Póvoa de Lanhoso. Na tarde de sábado, dia 27 de Agosto, numa obra realizada com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, foram inauguradas as requalificações da Rua do Souto e Rua de Cimo de Vila. A par da pavimentação em betuminoso, as vias contam com todas as infra-estruturas, nomeadamente gás e saneamento.
A par destas, estão em andamento as obras de pavimentação, rede de saneamento e de águas pluviais da Rua de Reamondes, Rua de Belém e Rua de Real. Terminada também já está a repavimentação da Rua da calçada, faltando ainda concluir a pavimentação da Rua do Senhor do Socorro.
A cerimónia de inauguração dos melhoramentos da rede viária teve pelas 17 horas, com o descerramento da placa comemorativa, pelo presidente da Junta de Freguesia de Lanhoso, António Machado, e pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, ao qual se seguiu a bênção, pelo padre Armindo Ribeiro, pároco de Lanhoso e Arcipreste da Póvoa de Lanhoso. Depois da Rua do Souto, seguiu-se a Rua de Cimo de Vila.
Após as cerimónias, seguiram-se os discursos, iniciados pelo presidente da Junta de Freguesia de Lanhoso que, na sua intervenção, relembrou o convite endereçado por Fernando Machado, em 2009, para integrar a lista candidata à Junta de Freguesia de Lanhoso, lista essa que saiu vencedora no acto eleitoral. Depois de ocupar o lugar de secretário da Junta de Freguesia, António Machado venceu as eleições em 2013. Ao relembrar o passado, António Machado realçou que foi feito um trabalho notável mas que ainda muito havia a fazer.
“São estas obras que acabamos de inaugurar, que sei que ficam na memória de toda esta gente pela enorme satisfação que já demonstraram, que me dão energia para continuar a trabalhar no sentido de concretizar o plano estabelecido”, referiu António Machado, pedindo desculpa aos moradores que se viram afectados com o desenrolar dos trabalhos. A Rotunda do Cruzeiro é a obra que o presidente da Junta de Freguesia de Lanhoso gostaria de ver concretizada ainda neste mandato.

“Semente” deixada por Fernando Machado
“A semente de tudo isto deve-se a um homem por quem eu tenho muita estima, que é o senhor Fernando Machado”, recordou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, vincando a humildade e simplicidade do actual presidente da Assembleia de Freguesia de Lanhoso e ex-presidente de Junta.
“O senhor foi quem deu a semente para que hoje estejamos aqui todos a inaugurar estas grandes obras que têm um significado muito grande”, vincou o autarca, recordando que a freguesia de Lanhoso tem uma grande cobertura no que diz respeito à rede de água, saneamento e gás. Manuel Baptista recordou que o executivo da Póvoa de Lanhoso tem grandes projectos para o novo quadro comunitário.