EDITORIAL

O querido Mês de Agosto

Rui Miguel Graça
Terminaram as férias e começa agora outro tipo de romarias. Mas antes de abordar o que vem aí, deve-se analisar o que se passou, nomeadamente neste período de Verão. Por um lado, o concelho viveu dias intensos, marcados por diversos momentos festivos, culturais, tradições vividas e sentidas por todo o tipo de gerações.
Notou-se claramente que a Póvoa de Lanhoso cresceu, ganhou nova vida neste período, tornando o concelho mais visível no plano turístico. Ao nível económico percebeu-se também, e de forma clara, que os estabelecimentos comerciais registaram maior afluência. Quer de dia, quer de noite, com as esplanadas cheias, dando ainda maior colorido à programação nocturna que  foi preparada no cardápio de Verão. A Noite das Gerações, a Moda Lanhoso, a Festa do Emigrante e também a da Francesinha são exemplos do sucesso que o concelho viveu nestes últimos meses, que colocaram a região no mapa de diversos turistas de outras localidades. Para além disso, fez igualmente as delícias dos povoenses, radicados no concelho ou daqueles que trabalham no exterior ou até fora do país.
Contudo, ao longo deste período houve uma situação que culminou no dia 5 de Setembro, com o adiamento das celebrações dos Bombeiros, tudo em prol da comunidade. Os Bombeiros cancelaram a sua festa dos 112 anos, porque em todos os momentos a sua missão é a defesa da população. A eles, um forte abraço, um profundo agrade-cimento pelos actos heróicos praticados e pelo seu altruísmo eterno.
Nesta análise do que se passou, não só no concelho, mas também em Portugal, refira-se que, mais uma vez, a situação dos incêndios florestais tem tanto de dra-mática como de inexplicável. Encontrar soluções? É imperioso.
Agora o concelho vai regressar à normalidade, com a azáfama diária, com o regresso às aulas, com pequenos petizes a entrarem pela primeira vez nesse circuito, com outros em processo de continuidade e outros ainda a experimentar novos voos. A todos os agentes, sem excepção, um bom ano escolar, recheado de sucesso.