Modalidade introduzida recentemente pela Câmara

Seniores já praticam Boccia

Utentes dos Centros de Convívio e IPSS’s da Póvoa de Lanhoso já estão a praticar Boccia Senior, modalidade recentemente introduzida pela Câmara Municipal no trabalho com aqueles utentes. Os primeiros jogos decorreram no dia 1 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia do Idoso.
No âmbito deste projeto “Boccia Sénior – Póvoa de Lanhoso”, já foi realizada uma formação, no passado dia 30 de Setembro, sobre a modalidade para os técnicos que vão trabalhar com os participantes nas instituições.
Este projeto destina-se a todos os utentes com idade igual ou superior a 60 anos, frequentadores dos Centros de Convívios e IPSS’s do concelho. Com este projeto, a Câmara Municipal tenciona proporcionar a todos os participantes momentos de competição e de exaltação dos valores desportivos e humanos.
Incentivar os idosos a adoptar estilos de vida saudáveis, fomentar a prática desportiva, criar um campeonato com todos os Centros de Convívio e IPSS’s, criar uma “equipa concelhia” para participar em futuros torneios nacionais e incentivar práticas de trabalho em rede são os objetivos desta resposta. Em termos pessoais dos participantes, esta modalidade permite melhorar a concentração, a coordenação, o controlo muscular, a precisão, o trabalho de equipa, a cooperação e a estratégia.
A formação realizada no dia 30 de setembro teve como foco primordial transmitir conhecimentos aos respetivos técnicos sobre a modalidade, tanto a nível teórico, como a nível prático, de forma a melhor a poderem implementar na instituição a que pertencem. É de realçar a preciosa colaboração de Fernanda Alves, representante da Associação Humanitária de Rio Covo Santa Eugénia de Barcelos, que, de forma entusiasmada passou o testemunho da experiência da modalidade. 
De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso desenvolve com regularidade um conjunto de atividades com os idosos e encontros de utentes dos Centros de Convívio e de IPSS’s, no sentido de promover um envelhecimento ativo. De lembrar ainda que esta e outras respostas implementadas pela Autarquia têm levado a que seja considerada uma das mais familiarmente responsáveis do país, ao longo dos últimos cinco anos.