U.F. Verim, Friande e Ajude

‘Junta Amiga’ é aposta ganha

Com um balanço muito positivo, o projecto ‘Junta Amiga’, promovido pelo executivo da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude é já uma aposta ganha. De quinze em quinze dias, ou todas as semanas, ou diariamente, em caso de necessidade, três jovens daquela união de freguesias visitam cerca de cem idosos.
Para além da medição da tensão arterial e dos níveis de glicose, levam uma palavra amiga e uma companhia aos seniores daquela união de freguesias. Em caso de necessidade, acompanham os mais velhos às consultas médicas e tratam da medicação.
Marina Cunha, Elsa Sousa e Raquel Silva são as três jovens que integram o projecto ‘Junta Amiga’, criado no âmbito da prossecução de uma política social com responsabilidade e visando a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores, em especial dos grupos sociais mais vulneráveis, nomeadamente os idosos, pessoas portadoras de deficiência, doença prolongada ou com reduzidos meios de subsistência.
Iniciado em Março, o programa ‘Junta Amiga’ resulta de uma candidatura apresentada pela União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, que suporta quase a totalidade dos custos com o programa.
A satisfação dos utentes é o alento necessário para a União de Freguesias prosseguir com o ‘Junta Amiga’. Ouvem-se histórias de vida, lamentos e alegrias vividas ao longo da vida. Levam palavras amigas, companhia e alguns cuidados de saúde e alertam o executivo de União da Freguesias para as necessidades que a população mais velha está a sentir.