Comemorações dos 500 anos
dos Forais Novos
marcadas por Congresso
História e Futuro do Município e Municipalismo Português é o tema do congresso que se realiza, na Póvoa de Lanhoso, de 15 a 17 de Maio, no âmbito do programa comemorativo dos 500 anos dos Forais Novos. Ao Congresso, cujo Comissão Científica é presidida pelo Prof. Doutor José Viriato Capela, do Departamento de História da Universidade do Minho, junta-se uma feira quinhentista e uma encenação teatral. A apresentação das iniciativas para o mês de Maio decorreu, na manhã de ontem, no Theatro Club. Felicitando a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso pelo “congresso de si
“O tempo de D. Manuel – os Forais”, “Dos Municípios Manuelinos às Reformas de Mouzinho da Silveira”, “Os Municípios do Liberalismo à República”, “Os Municípios no Ordenamento Jurídico Português”, “Os Municípios e a Administração Pública”, “Os Municípios no contexto da reforma administrativa” e “Município Português – que futuro” são as sessões plenárias que integram o congresso que contará, de entre reputados especialistas, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, e de representantes dos grupos parlamentares da Assembleia da República. “Pelas pessoas que serão envolvidas, pelos domínios científicos que serão chamados à reflexão, penso que estamos em condições de levar a cabo uma iniciativa que terá impacto a nível nacional”, disse ainda o Prof. Doutor José Viriato Capela. “Que os povoenses se sintam orgulhosos de todo este trabalho que temos feito”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, salientando o esforço e o trabalho de um conjunto de pessoas.
gnificativa envergadura”, o Prof. Doutor José Viriato Capela relembrou a comemoração, neste ano, dos 40 anos do 25 de Abril, assim como a importância da reflexão política, histórica e cultural sobre o que foi o município, o que está a ser e o que pode ser no futuro. ‘História e Municipalismo’ e ‘Municípios e Poder Autárquico’ são os grandes temas deste congresso. Ao longo dos trabalhos, será abordada a perspectiva das ciências, das ciências políticas, do direito, da administração e da política pelo que passarão, pela Póvoa de Lanhoso, figuras de referência nestes domínios.