Banda Musical dos Bombeiros

Mais de um século de história

Com mais de um século de história, desde 1904, e formada por mais de cinquenta músicos, a Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso assume-se como uma defensora das tradições, promovendo, desde 1985 (data da reorganização da Banda, após 22 anos de funções suspensas) através da Escola de Música, a formação de jovens instrumentistas.
Em 2009, Fernando Ribeiro assumiu a “batuta” da Banda de Música. Motivação, rigor e disciplina. São estas as palavras que norteiam o trabalho de Fernando Ribeiro como maestro da Banda. Reorganizar e disciplinar foram as primeiras tarefas desenvolvidas por Fernando Ribeiro na condução dos destinos musicais da banda.
O excelente acolhimento pela direcção e músicos da banda impulsionou, ainda mais, o trabalho do maestro Fernando Ribeiro.
“Comecei por trabalhar a motivação dos músicos, a parte psicológica e, paralelamente, ia exigindo melhor nível e um certo rigor. Creio eu que o nível das actuações é bastante bom, bastante positivo”, explica o maestro Fernando Ribeiro que espera, que a afectividade da população à banda cresça dia após dia.
Uma banda jovem e com bastantes talentos. A média de idades ronda os 18/20 anos. O instrumentista mais jovem conta com 11 anos e o mais velho com 61 anos de idade.
Marchas de rua, marchas de procissão e um conjunto significativo de obras de concerto integram o repertório apresentado pela Banda Musical dos Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso.
Alargar o leque de professores e de alunos da Escola de Música, instituída em 1985, é outro dos objectivos da direcção.
A gravação de um CD é ou dos projectos que a Banda Musical dos Bombeiros gostaria de ver concretizada. O apoio da direcção da Associação Humanitária já está garantido mas a sua concretização vai depender dos apoios angariados.
tro