Fundado em 24 de Abril de 1996

Rotary Club: 17 anos de vida

Rotary Cub da Póvoa de Lanhoso celebra, este ano, os 17 anos de vida. “Companheirismo e serviço aos outros” é o tema das comemorações deste ano, que se realizam no dia 27 de Abril (sábado).
A celebração do 17º aniversário tem o seu início pelas 15 horas, com o encontro junto ao Marco Rotário, na vila da Póvoa de Lanhoso, prosseguindo, pelas 15h15, com a romagem ao cemitério e, pelas 16 horas, com a visita à ASSIS, em Lanhoso, para oferta de uma cadeira de rodas. Posteriormente, pelas 17 horas, realiza-se a reunião do clube, na sede da Universidade Sénior, com a apresentação da bandeira da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, seguindo-se, às 18 horas, a Missa pelos Rotários falecidos e, às 20h30, um jantar festivo, no Hotel Rural Maria da Fonte, em Calvos.
“No seu 17.º aniversário, o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso pretender recordar os rotários falecidos, reconhecer o seu contributo para o movimento rotário e para isso prestará uma singela homenagem a Fernando Abreu, Ismael Matos e Adelino Coe-lho. Pretende, também, dar a conhecer dois dos seus mais emblemáticos projectos: a Universidade Sénior de Rotary  e o “Rotary Friends” (Amigos do Rotary), onde teremos os primeiros  “amigos” do Clube a participar nas iniciativas deste aniversário e onde apresentaremos a bandeira da Universidade Sénior de Rotary”, destaca Fátima Moreira, presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso.
“Do programa constam, ainda, iniciativas de companheirismo e de convívio entre rotários, familiares, convidados e amigos. Mas, um dos momentos mais importantes desta comemoração será, certamente, a visita  às instalações da ASSIS ( IPSS da área da deficiência ) em Lanhoso, onde o Clube irá proceder à entrega de uma cadeira de rodas, que ajudará na cuidados dos seus utentes”, revela ainda a presidente do Rotary povoense.
“Ao longo dos dezassete anos de existência do clube na Póvoa de Lanhoso, têm sido alguns os povoenses beneficiado com acções de solidariedade, os projectos realizados e as parcerias consolidadas, não deixando o clube de dar o seu contributo às causas mundiais que o movimento rotário defende, sendo a mais relevante o combate à poliomielite (paralisia cerebral)”, apontam ainda os responsáveis do Rotary.
O Rotary é um movimento mundial que conta com mais de 32 mil clubes e mais de 1 milhão e 300 mil rotários, em todo o mundo. Este movimento começou na América do Norte com Paul Harris, em 1868 e foi idealizado para promover a boa vontade e a compreensão mútuas.
Estes são, também, os propósitos principais do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso e estão implícitos nas dinâmicas e iniciativas promovidas pelo clube e nos comportamentos dos rotários e rotárias que o constituem.
O Rotary Club da Póvoa de Lanhoso realizou, no primeiro trimestre deste ano, o primeiro Ciclo de Palestras de Rotary. Este ciclo foi composto por três palestras, uma em cada mês, que aconteceram no auditório da Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso.
Divulgar o movimento rotário e a imagem pública de Rotary, debater e trazer à discussão temas actuais e de interesse, procurando uma participação mais dinâmica e activa da comunidade, foram os principais objectivos definidos para esta iniciativa pelo clube.
Do programa do Ciclo de Palestras de Rotary, preparado sob o lema para o presente ano rotário “A Paz Através do Servir”, constaram as seguintes palestras: no dia 22 de Janeiro, “As problemáticas da Paz”, proferida pelo Capitão António Carvalho; no dia 26 de Fevereiro, “O Movimento rotário e a compreensão mundial, proferida pelo companheiro Dr. Casimiro Ribeiro; e, no dia 27 de Março, “A importância da família em momentos de sofrimento”, proferida pela Dr.ª Clara Costa Oliveira.
“Os palestrantes, com reconhecido mérito, experiência e conhecimento nos temas abordados, permitiram ao público presentes momentos de aquisição e partilha de conhecimentos e de participação activa, revelando-se cada uma das palestras, sessões de grande interesse e de enorme qualidade”, destacam os responsáveis do Rotary.
“O Rotary Club da Póvoa de Lanhoso agradece a todos quantos se associaram a esta iniciativa; ao público presente, à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso pela cedência do espaço, aos funcionários municipais que asseguraram as diferentes sessões e à comunicação social pela divulgação realizada. Agradece. Também, e de forma especial aos palestrantes convidados que de forma empenhada se envolveram na iniciativa”, pode ler-se na nota de imprensa.
Abordando as problemáticas da Paz, a importância do movimento rotário na compreensão mundial e a importância da família, o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso pretendeu prestar o seu contributo para a criação de uma cultura de Paz, colaborando com o presidente do Rotary Internacional, Sakuji Tanaka, no desafio lançado de contribuir para procurar “A Paz Através do Servir”.