É o grande anseio

Requalificar residência paroquial

Recuperar a residência paroquial da vila é um dos anseios do padre Armindo Gonçalves e de toda a população da freguesia de Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo). O anseio é partilhado por todos e as obras já se iniciaram, estando pronto o rés-do-chão do edifício e o espaço envolvente. A seu tempo, a paróquia, e mediante as possibilidades, pretende intervir no restante edifício, dando-lhe outra dignidade e colocando-o ao serviço da paróquia e dos paroquianos. Este desejo foi dado a conhecer na inauguração das obras de requalificação do adro da Igreja Paroquial, no dia 19 de Março. Para além de assinalar o Dia do Pai e o feriado municipal da Póvoa de Lanhoso, o dia 19 de Março ficou marcado pela inauguração das obras do adro, que, para além do embelezamento, deram outra dignidade ao espaço.
“Era um espaço que estava um pouco abandonado. Agora, está mais limpo, mais bonito e mais belo e disponível para as pessoas”, recordou o padre Armindo Gonçalves.
Destacando a boa relação com a Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso e a Câmara Municipal e o apoio recebido dos fiéis ao longo destes cinco anos, o padre Armindo Gonçalves recordou, entre outras intervenções, a beneficiação da Igreja Paroquial, com novo telhado intervenção nas paredes, portas e janelas, e a intervenção no interior do salão paroquial.
Quanto a este último espaço, falta apenas intervir no pavimento e nos bancos, existindo, também, um projecto de intervenção para a fachada. O objectivo é, e de acordo com o padre Armindo Gonçalves, identificar e dignificar o espaço. Recorde-se que ao longo dos últimos tempos, o interior do salão paroquial foi totalmente renovado, com a criação de uma nova sacristia.
Cerca de 60 mil euros foi o custo da intervenção no adro da Igreja Paroquial, numa obra que envolveu a pavimentação, ajardinamento e iluminação e contou com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Fábrica da Igreja.
“O adro é o salão de visitas. Era uma ansiedade do padre Armindo e dos paroquianos. Isto é a cereja em cima do bolo. Agora, só nos falta nova igreja mas temos que ir devagar”, destacou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, à margem da cerimónia de inauguração das obras. “Ficamos muito contentes porque as pessoas estão a gostar. É para isso que aqui estamos, para servir as pessoas”, disse ainda Manuel Baptista.
Naquele momento, Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, recordou que, há 12 anos atrás, a Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, então presidida por Manuel Baptista, construiu a capela mortuária, que se encontra localizada junto à Igreja Paroquial, num grande investimento da Junta de Freguesia, da paróquia e dos paroquianos.
Estamos no bom caminho, recordaram os responsáveis da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.