Monsul

Festa de S. Tiago e Santa Luzia

A par dos momentos religiosos, a actuação do cantor Zé Amaro foi um dos momentos altos dos festejos em honra de S. Tiago e Santa Luzia, que se realizaram na freguesia de Monsul, de 21 a 28 de Julho.
No principal dia de festa, quarta-feira, dia 25 de Julho, os actos religiosos marcaram o último dia do vasto programa de festividades.
A missa, pelas 16h30, contou com sermão em honra de S. Tiago, num momento a cargo do padre Manuel Fernando, pároco em Alpendorada, no concelho de Marco de Canavezes. Dirigindo-se aos fiéis, o sacerdote deu a conhecer que Tiago foi um dos que ouviu o apelo de Jesus, deixando tudo para trás para o seguir, num grande exemplo de disponibilidade.
Face ao desalento que por vezes impera na vida dos fiéis, o padre Manuel Fernando alertou para o facto de quem “Jesus nunca nos abandonará”.
“O serviço apostólico cresce em vasos de barros. Nós somos esses vasos de barro”, disse o sacerdote alertando que o mundo vai continuar a ter dificuldade em compreender estes caminhos que Jesus nos aponta. Considerando S. Tiago como o mártir da fé, o padre Manuel Fernando, dirigindo-se aos mais novos, pediu que “remassem contra a maré” pois a vida está cheia de apelos à mediocridade, à banalidade, a uma vida sem compromisso.
Finda a eucaristia, seguiu-se a procissão, pelas principais ruas do centro da freguesia, com a presença de diversos andores e figuras alegóricas. Oriundos da freguesia de Monsul, assim como de diversos pontos do concelho, foram muitos os devotos que se deslocaram até àquela freguesia do concelho para acompanhar os vários momentos do programa festivo.