Serzedelo

Caminho da Camarôa no fim

Está prestes a ficar concluída a intervenção no Caminho Agrícola da Camarôa, na freguesia de Serzedelo, numa obra que visa melhorar as condições de acessibilidade das populações locais, em especial daquelas cuja actividade ainda se encontra ligada à agricultura. “No sentido de garantir o acesso eficaz às explorações agrícolas e florestais existentes nas proximidades do Caminho Agrícola da Camarôa, em Serzedelo, pretendeu-se executar obras de beneficiação que se traduzem pela pavimentação e drenagem de águas”, refere a Câmara Municipal, entidade parceira da Junta de Freguesia de Serzedelo.
“Antes desta intervenção, os agricultores não dispunham de acesso que possibilitasse o trânsito de tractores e de outras máquinas agrícolas, dado que o caminho que existia se encontrava delimitado, em grande parte da sua extensão, por muros ou taludes em escavação de grande altura, implicando, assim, uma largura disponível bastante reduzida, não atingindo os dois metros em vários locais, impossibilitando o cruzamento de máquinas e veículos agrícolas. Esta situação dificultava o cultivo mecanizado das terras existentes naquela zona da freguesia”, esclarece a Câmara, adiantando que a referida intervenção vai permitir a ligação entre dois lugares da freguesia de Serzedelo.
Este caminho é um projecto co-financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito da Acção n.º 1.6.5 («Projectos Estruturantes»), enquadrado na medida n.º 1.6 («Regadio e outras infra-estruturas colectivas»), integrada no subprograma n.º 1, («Promoção da competitividade»), do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PRODER. A intervenção envolve um investimento de cerca de 150 mil euros.