Domingos nos Jogos Paralímpicos
Com 28 anos, Domingos Vieira, que sofre de distrofia muscular, é voluntário na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso, desde 2005. Durante as manhãs é Domingos Vieira quem atende as chamadas de socorro na corporação povoense.
Com o 9.º ano concluído na Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, na P. Lanhoso, a atleta de Boccia concluiu um curso de Secretariado, Design Gráfico e Multimédia.
Incentivado por um amigo, Domingos iniciou a sua incursão no Boccia em 2003. Campeão Nacional na época 2010/2011 e Medalha de Bronze na Taça do Mundo em Belfast, Irlanda do Norte, Domingos Vieira conquistou o 4º lugar na Taça da Europa na Noruega (Novembro de 2011) e o 1º lugar Torneio Internacional da Tunísia.
Actualmente, e com o aproximar da competição, passou de 3 a 5 treinos por semana. A Escola Secundária Carlos Amarante e o Complexo Desportivo da Rodovia são os locais que acolhem a preparação para os Paralímpicos.
A prática desportiva tem sido importante para Domingos Silva, tal como o contacto com os bombeiros.
“Para além de me valorizar, trouxe-me uma forma de estar diferente. É uma forma de ultrapassar as limitações e de provar que sou capaz”, refere o atleta, dando conta da importância do Boccia na sua vida.
“Sinto-me bem. Vai ser uma boa experiência. Vou dar o meu melhor e vamos ver como corre. Estou confiante mas tenho noção que é complicado. Todos os que chegam a esta fase são bons atletas”, adianta, quando confrontado acerca da participação nos Paralímpicos.