No dia 3 de Junho

Vila acolheu Mercado da Terra

No domingo, dia 3 de Junho, a Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, acolhe o Mercado da Terra, numa organização da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Associação de Turismo da Pó-voa de Lanhoso.
“Esta iniciativa esteve agendada para 6 e 20 de maio, mas teve de ser adiada devido ao mau tempo”, recorda a Câmara Municipal.
Neste “Mercado da Terra”, e de acordo com a autarquia, as pessoas poderão vender ou comprar produtos e artigos ligados às velharias e usados bem como às plantas ornamentais assim como disponibilizar ou levar para casa produtos de artesanato ou agrícolas.
“O objectivo é divulgar o que na nossa terra se faz em prol da natureza, da paisagem, do património edificado, da vivência das populações e das suas actividades agrícolas, que distinguem a Póvoa de Lanhoso pela excelência”, destaca a autarquia.
O Mercado da Terra está agendado para domingo, entre as 10h00 e as 17h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na vila. Alia-se a sabedoria e a arte da reutilização de velharias com uma mostra de plantas ornamentais (vasos de plantas de variadas espécies e tamanhos) e de algumas maquinarias para uso em jardins. Para além disto, o mercado é dedicado aos produtos agrícolas locais, contando com a participação de IPSS’s do concelho que também estão a iniciar a sua produção agrícola com o bom exemplo de pessoas voluntárias.
Na mesma data, pelas 15 horas, é lançado o primeiro núcleo de produtores Prove do concelho, com entrega dos primeiros cabazes, sorteio de um cabaz e inscrição de novos consumidores. “Este é um projecto de comercialização de proximidade que permite uma nova aproximação entre as comunidades rurais e urbanas, fomentando a solidariedade entre os pequenos produtores locais e os consumidores, sendo construídos laços de confiança e cooperação entre quem produz e quem consome. É promovido a nível territorial pela ATAHCA e a nível concelhio tem o apoio da Câmara Municipal como entidade mediadora”, recorda a Câmara Municipal.