Desporto, folclore e música animam o dia


Povo participa nas festividades

O VI Passeio TT Lanhoso é a actividade inaugural do dia de sábado (17 de Março), cujo início ocorre pelas 9 horas. Com a concentração marcada para o Parque do Pontido, e numa iniciativa organizada pela Associação Desportiva de Todo-o-Terreno da Póvoa de Lanhoso – TT Lanhoso, os antes da modalidade percorrem trilhos radicais, caminhos rurais e estradas do concelho. O momento de convívio e de passeio é uma das formas de dar a conhecer a Póvoa de Lanhoso aos participantes.
À mesma hora, mas no Campo de Tiro do Clube de Caçadores da Póvoa de La-nhoso, em Oliveira, tem início o XII Grande Prémio de Tiro aos Pratos S. José. Das quatro rodas e do tiro aos pratos, as atenções centram-se, a partir das 10 horas, na Prova de BTT “Pelos Trilhos da Maria da Fonte VIII”, cuja organização está a cargo da Associação de Cicloturismo BTT Maria da Fonte. Centenas de betetistas partem da Praça Engenheiro Armando Rodrigues, na vila, para um passeio à descoberta do concelho.
Das bicicletas o programa passa, pelas 14 horas, para a Piscina Municipal Coberta, on de aí decorre o IV Festival de Natação de S. José.
Depois do desporto, o programa prossegue, a partir das 14h30, com o folclore, num momento que conta com as actuações, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, do Rancho Folclórico Maria da Fonte, de Fontarcada, e do Rancho Folclórico de Garfe.
O único grupo convidado – Lucky Dukies – actua pelas 22 horas, encerrando o programa do dia 17 de Março.
Os Paços do Concelho recebem, pelas 9 horas, de domingo, dia 18 de Março, a III Concentração/Exposição de Motas Clássicas, organizada pelo Moto Clube Maria da Fonte. Depois da concentração, segue-se, pelas 11 horas, o passeio por alguns pontos do concelho que culmina com o almoço, pelas 13 horas. À tarde, a partir das 16 horas, realiza-se a entrega de taças e o sorteio de prémios.
No Campo de Tiro, em Oliveira, entre as 9 e as 17h30, prossegue o Grande Prémio de Tiro aos Pratos de S. José.
Já no centro da vila, as atenções centram-se, a partir das 10 horas, no XVII Grande Prémio de Atletismo de S. José, organizado pela Secção de Atletismo da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio e Associação de Atletismo de Braga.
À tarde, as concertinas animam todos aqueles que se desloquem à Praça Engenheiro Armando Rodrigues. O Encontro de Tocadores de Concertinas inicia-se pelas 14h30, com a abertura a cargo da HB música. Ao longo de várias horas, os amantes da concertina marcam presença no centro da vila, numa das actividades de agrado de muitos povoenses. O encerramento do encontro com a actuação do “Boguinhas”.
O grupo povoense “Estrelas da Meia-noite” tem a sua actuação agendada para as 21 horas, à qual se segue o “Fogo de Jardim”, no Pontido.

Procissão é ponto alto do feriado
Na segunda-feira, dia 19 de Março, dia em que o concelho vive o seu feriado municipal, o programa contempla duas iniciativas seculares – a Feira Franca de S. José e o Concurso Pecuário, que de-correm na manhã daquele dia.
O feriado municipal fica marcado pelo Hastear da Bandeira, às 10 horas, com a presença das autoridades civis, militares e religiosas, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, e com a presença da Banda de Música de Calvos e Banda dos Bombeiros.
Finda a cerimónia, celebra-se a Missa Solene em honra de S. José, pelas 11 horas.
A partir das 14 horas, e no dia em que celebra o seu aniversário, o Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso, actua na Praça Engenheiro Armando Rodrigues.
A Majestosa procissão em honra de S. José, que integra os andores dos santos padroeiros das 29 freguesias da Póvoa de Lanhoso é um momento alto das festividades e um dos eventos mais concorridos. Vindas de vários pontos do concelho, e de concelhos vizinhos, centenas de pessoas concentram-se nas principais artérias da vila povoense para assistir ao acto religioso.
Para as 17h30, está agendada a apresentação da Banda dos Bombeiros e da Banda Musical de Calvos, com o concerto a ter lugar pelas 21 horas. Uma sessão de fogo encerra o programa das festas para 2012. Mais do que os intervenientes, o bom tempo é essencial para o sucesso das festividades, trazendo muitos forasteiros até às Terras da Maria da Fonte.