Friande


Sr.ª da Ajuda venerada pelos fiéis

A população de Friade prestou culto, de 11 a 15 de Agosto, a Nossa Senhora da Ajuda, com as festividades a decorrer na sua capela, no lugar de Nossa Senhora da Ajuda. Para além dos momentos religiosos, o programa das festas deste ano contemplou a música e o folclore, aos quais se juntaram as touradas, o bazar e a subida ao bacalhau, que trouxeram momentos de grande animação até aquela freguesia do baixo concelho.
Neste ano, a animação musical esteve a cargo do conjunto “Minhotos Marotos”, “Novo Império” e “Alta Tensão”. O folclore foi trazido a público pelo Grupo Recreativo e Folclórico de Mosteiro, do concelho de Vieira do Minho. Depois da procissão de velas, o ponto alto das cerimónias religiosas ocorreu na tarde de domingo, dia 14 de Agosto. Pelas 14 horas, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda recebeu a celebração da eucaristia, à qual se seguiu a procissão, que integrou vários andores adornados com flores naturais.
A eucaristia, celebrada pelo padre Marco Gil, contou a presença do padre Fernando Senra, que ficou responsável pelo sermão em honra de Nossa Senhora da Ajuda. Por volta das 14 horas, o povo foi-se concentrando junto ao templo para assistir ao acto religioso que antecedeu a majestosa procissão.
Tal como noutras festas e romarias, o espaço envolvente ao templo contou com a presença dos vendedores de doces e brinquedos e das roulottes de comes e bebes.
Num momento em que os emigrantes marcam presença na freguesia, as festas em honra da Senhora da Ajuda contaram com uma grande participação, que trouxe muita animação aos vários momentos do programa.
No decurso da pregação, o padre Fernando Senra falou nos vários títulos de Nossa Senhora, os quais têm sentido pelo facto de Nossa Senhora ter sido a escolhida para ser a mãe de Deus.
“Maria é a nossa mãe no Céu e não só no Céu. Maria é a mãe das nossas mães e a mãe de cada um de nós. É o nosso melhor amparo, é ela que nos deita a mão e nos ajuda”, referiu o padre Fernando Senra. Findo o sermão, teve lugar a procissão em honra de Nossa Senhora da Ajuda, na qual se incorporaram vários andores.
A Junta de Freguesia de Friande, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, procedeu ao arranjo do largo e do espaço exterior ao cemitério. Para muitos, a surpresa foi total pois o espaço estava totalmente remodelado.
Ao centro, numa pequena rotunda, uma fonte com a imagem, em pedra, de Nossa Senhora da Ajuda, deixou maravilhados alguns dos presentes. A esta, junta-se um parque infantil e de manutenção, muito do agrado de pequenos e graúdos. No mesmo espaço, os mais novos podem divertir-se e, ao mesmo tempo, os pais e familiares podem usufruir das várias máquinas e depender de alguns minutos para o exercício físico. Os espaços em terra receberam relva, árvores e diversas plantas, que embelezaram a área. A tudo isto, junta-se o cemitério, devidamen- te cuidado e renovado, tanto no exterior como no interior.
As obras ali executadas for-am uma enorme surpresa para alguns dos presentes, sobretudo de fora da freguesia.
Maria Cunha, emigrada em França, deslocou-se a Friande para assistir à procissão. “Vim à procissão e gostei muito do que aqui fizeram. Está tudo muito bonito. Não contava que uma freguesia como Friande, que é uma freguesia pequena tivesse um espaço tão bonito. Agora, é preciso mantê-lo assim belo e esperar que as pessoas usufruam destas máquinas de ginástica aqui colocadas”, disse.