Primeiros e últimos na escola
A Junta de Freguesia de S. Gens de Calvos promoveu, no dia 25 de Junho, o encontro entre os primeiros e os últimos alunos da escola do primeiro ciclo da freguesia. A Escola EB 1 de S. Gens de Calvos é uma das escolas que fecha as suas portas no próximo ano lectivo. A partir daqui, as crianças passam a frequentar a Escola EB 1 da Póvoa de Lanhoso. Durante 38 anos, a Escola Primária, como assim era conhecida no passado, recebeu as crianças daquela freguesia, que ali aprenderam as primeiras letras e receberam os conhecimentos nas várias matérias. Volvidos 38 anos, os pequenos, agora adultos, regressaram aos bancos da escola para participar na cerimónia promovida pela Junta.
“Esta cerimónia tem um pouco de nostalgia porque há pessoas que entendem que isto não se devia fazer porque ninguém faz homenagem a coisas que se tiram”, esclareceu João António Vieira, secretário da Junta de Freguesia. Na sua intervenção, aquele responsável esclareceu que o objectivo da iniciativa foi o de reunir os primeiros e os últimos alunos daquela escola. “Foi difícil fazer essa recolha. Possivelmente haverá muita gente que não foi convidada, não por má vontade, mas por impossibilidade de contacto e até desconhecimento se estariam aqui ou não no ano lectivo de 72/73”, esclareceu o secretário da Junta de Freguesia. “É esse o motivo da homenagem: juntar aqui duas gerações de alunos que frequentaram esta escola, que a viram crescer e que a vão ver fechar”, disse João Vieira.
“O encerramento de uma escola deixa sempre algumas tristezas pois nós somos, por tradição, saudosistas. Temos que nos adaptar aos tempos pois se não nos adaptássemos aos tempos, as escolas eram hoje para os homens e para os rapazes e as mulheres e meninas não teriam acesso à escola”, relembrou, adiantando que “a evolução dos tempos exige que se façam mudanças”.
“Esta mudança de escola foi muito pacífica relativamente a outras freguesias. Estive a ler as actas e conclui que a construção desta escola foi mais complicada que o seu fecho”, disse João Vieira, revelando que “a escola teve a sua função educadora durante 38 anos, educou muita gente e cumpriu a sua função.
Aos presentes, os primeiros e os últimos alunos a passar pela escola primária, a Junta entregou um certificado. O momento de reunião dos primeiros e últimos alunos coincidiu com o momento de encerramento da catequese, pelo que se seguiu, na capela da Santa Marta, a Eucaristia de encerramento do ano catequético, num acto celebrado pelo padre Fernando Eurico. Finda a Eucaristia, os presentes deslocaram-se para a Carvalha de Calvos, onde aí decorreu o almoço-convívio.