Manuel José Baptista
(Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso)
Um jornal “resistente”
Onde quer que se encontre um Povoense, quase de certeza que se encontra o "Maria da Fonte". Dentro e fora do Concelho, dentro e fora do País, encontra leitores este Jornal.
É uma tarefa difícil escrever sobre a mais antiga publicação da Póvoa de Lanhoso. Recordo-me, desde sempre, deste Jornal, primeiro, com poucas páginas; mais recentemente, também num novo tipo de papel.
Indiscutivelmente, o "Maria" faz parte da nossa História, da nossa Memória e do nosso Quotidiano, acompanhando o viver da nossa terra, acompanhando gerações e gerações de Povoenses.
O próprio jornal é História e campo de pesquisa para investigadores.
Além fronteiras também desempenha o "Maria da Fonte" um papel importantíssimo. É, sem dúvida, umas das melhores formas de aproximar a Póvoa de Lanhoso e as suas gentes, sobretudo as espalhadas por todas as partes do Mundo. Também no nosso próprio País, leva aos leitores, em terras distantes, as novas da Póvoa de Lanhoso.
É inquestionável o contributo do "Maria da Fonte" como órgão de informação local, promovendo a Cultura e a História, informando e formando os leitores, sendo campo para a expressão de opiniões e servindo, ao mesmo tempo, de veículo ao dispor dos empresários.
Os seus 125 anos revelam a sua importância e pujança bem como a capacidade e ousadia dos seus proprietários empenhados em manter activo um Jornal, que atravessou vários períodos da nossa História, muitos deles conturbados económica e socialmente, muitos deles condicionados por verdadeiros atentados à liberdade de imprensa.
O "Maria da Fonte" é um Jornal "resistente", que soube acompanhar a evolução dos tempos, mas que manteve características próprias.
Nesta data tão especial, agradeço, em nome da Autarquia, a todos aqueles que, durante estes 125 anos, fizeram e fazem a História do "Maria da Fonte" e desejo que os anos vindouros sejam caracterizados pelo mesmo sucesso.
É com orgulho que acolhemos, na nossa terra, um dos mais antigos jornais locais do nosso País. Indiscutivelmente, o "Maria da Fonte" fará parte do nosso futuro, onde quer que se encontre um Povoense.