Eleições presidenciais:
Américo Tomás… Humberto Delgado

As eleições de 8 de Junho de 1958 foram das que mais deram que falar, depois de uma campanha muito viva e de Humberto Delgado, o ‘general sem medo’ ter enfrentado o Estado Novo. Só que… tudo continuou na mesma.
O jornal ‘Maria da Fonte’ relatava as eleições na edição de 15 de Junho com o título ‘Novo Presidente da República’. O texto tinha mesmo dedo da censura:
“No passado domingo, dia 8 do corrente, realizaram-se as eleições para a presidência da República.
Foi extraordinária a afluência às urnas em todo o país.
O povo português comportou-se com dignidade exemplar, não dando motivo a qualquer desacato ou à mais ligeira alteração de normalidade que se exige a um acto eleitoral da responsabilidade do que se realizou em todo o território nacional.
O sr. Almirante Américo Tomás, candidato da União Nacional, obteve grande maioria de votos, sendo eleito novo presidente da República portuguesa”.
Entramos nos anos 60 e, logo em Maio, o Dia do Trabalhador a ser assinalado por greves de protesto em Guimarães. A 21 de Novembro do mesmo ano Portugal adere ao BIRD e ao FMI.
Em 1961 três momentos marcantes: a 21 de Janeiro o assalto ao paquete Santa Maria, na chamada ‘Operação Dulcineia’; a 10 de Novembro o assalto ao avião da TAP sob a orientação de Henrique Galvão e a 18 de Dezembro a União Indiana invade e conquista Goa, Damão e Diu.
Destes momentos há a destacar, a referência que o jornal faz, na sua edição e 29 de Janeiro de 1961 ao assalto ao paquete, com o título:
‘O Assalto ao paquete.. Santa Maria’ , indignou toda a gente’.

Aniversário do 28
de Maio em Braga

O 28 de Maio de 1966 comemorou-se, uma vez mais, em Braga. Salazar profere mais um discurso e andou pela primeira vez de avião…
Na sua edição de 5 de Junho o ‘Maria da Fonte’ dava destaque às comemorações do 40.º aniversário do 28 de Maio, ao mesmo tempo que comemorava os seus 77 anos de existência.
Na primeira página, Aníbal de Magalhães escrevia:
“Foi a vetusta cidade de Braga, o melhor e mais significativo lugar da terra portuguesa, escolhida para servir de palco à abertura do programa das comemorações do Movimento do 28 de Maio, tendo todos os actos se revestido de invulgar brilhantismo...

A queda de Salazar…
Dois anos depois, a 3 de Agosto de 1968, Salazar sofre um acidente grave e a 7 de Setembro é operado a um hematoma cerebral. Poucos dias depois, a 27 de Setembro, Salazar é exonerado do cargo de presidente do conselho de ministros e substituído por Marcelo Caetano.
A notícia é dada a 5 de Outubro pelo jornal, com o título ‘Novo Presidente do Conselho de Ministros’, na primeira página e com duas fotografias (Américo Tomás e Marcelo Caetano)...

…. E a morte
A 17 de Novembro de 1969 o Governo extingue a PIDE e cria a DGS.
A 27 de Julho de 1970 morre, em Lisboa, António de Oliveira Salazar.
A notícia é dada no ‘Maria da Fonte’ de 1 de Agosto, na primeira página, a duas colunas, com uma foto do estadista e com o título: ‘Morreu o Presidente Salazar’.