Festa de Natal dos Bombeiros Voluntários

Joaquim Moreira
agraciado com o crachá de ouro


A mais alta honraria da Liga dos Bombeiros Portugueses foi atribuída, no dia 20 de Dezembro, a Joaquim Lopes Moreira, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, por ocasião da festa de Natal da corporação.
Depois do excelente concerto protagonizado pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, António Lourenço, comandante da corporação, deu a conhecer o momento especial do dia: a atribuição do crachá de ouro ao segundo-comandante, Joaquim Lopes Moreira.
Antes da cerimónia, António Lourenço deu conta do ano triste vivido pelos soldados da paz povoenses que perderam dois dos seus elementos, um dos quais pertencente ao quadro activo.
“Deixaram-nos mas continuam aqui connosco”, lembrou o comandante António Lourenço que aproveitou a ocasião para agradecer à Banda de Música pelo facto de “ter dedicado o concerto ao Luís e ao Artur, os bombeiros que faleceram neste ano”. “Vamos realizar um acto de justiça para com um homem que, ao longo de mais de quarenta anos tem estado connosco, nos viu praticamente a todos entrar para os Bombeiros ,e, por minha iniciativa, vai ser homenageado hoje”, iniciou António Lourenço referindo-se a Joaquim Moreira.
“Trabalhador incansável, disciplinado e disciplinador, competente nas suas funções e leal”, foram algumas das características apontadas por António Lourenço que não deixou de referir que “todos nós reconhecemos que o segundo-comandante, Joaquim Moreira, foi e é um excelente bombeiro do corpo de bombeiros da Póvoa de Lanhoso.
A dedicação extrema à causa dos Bombeiros, o amor e o orgulho em ser bombeiro foi também referido por António Lourenço, que destacou ainda a competência e a permanente disponibilidade em trabalhar em prol de uma causa que se abraça quando se entra para o corpo de bombeiros.
No final da cerimónia de entrega do crachá de ouro foram distribuídas as consoadas pelos Bombeiros.

Percurso nos Bombeiros
Joaquim Lopes Moreira entrou para os Bombeiros em 1966, com apenas 18 anos, embora não oficialmente. Em 1971, passou à categoria de aspirante e integrou o quadro de comando, como ajudante, em 1981. Ao longo dos anos foi
distinguido com diversas medalhas por assiduidade.
Em 2006 assume a função de segundo-comandante, na qual
permanece até aos dias de hoje, tendo também sido agraciado, nesse mesmo ano, com a medalha de ouro da Associação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.