Ecopontos e sacos eco-ponto
para um melhor ambiente

Numa iniciativa que uniu a Braval e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, localizada na Rua António Francês, recebeu, no dia 9 de Fevereiro, sacos ecopontos para as salas de aula e mini-ecopontos para as áreas comuns daquele edifício escolar. Depois da bandeira verde, que assumiu a Escola Eb1/JI como uma Eco-escola, aquele estabelecimento de ensino foi o primeiro a receber os sacos-ecopontos em toda área de influência da Braval.
Pedro Machado, director executivo da Braval, Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, procederam à entrega dos kits de reciclagem, num acto acompanhado por António Carlos Coelho, coordenador da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. O momento foi ainda aproveitado pelos responsáveis da Braval e da autarquia povoense para ex- plicarem aos mais novos as vantagens da reciclagem, não só a nível ambiental como a nível económico, uma vez que a diminuição dos lixos depositados em aterro diminui a factura a pagar pelas autarquias.
“É importante que haja esta interacção entre os sistemas intermunicipais e municipais e as escola”, referiu Pedro Machado, referindo que, desde há dois anos, a Braval está a colocar mini-ecopontos nas escolas dos seis municípios. A aposta passar agora, e segundo aquele responsável, pela colocação dos saco-ecopontos em todas as salas de aula.
“Com este kit vamos chegar cada vez mais longe e vamos colo-cá-los sempre que as escolas e os municípios o solicitem. Espero que este seja o início de uma grande caminhada”, disse ainda Pedro Machado, que elucidou ainda os presentes para as alterações verificadas ao nível das quantidades recolhidas de resíduos recicláveis. Das mil toneladas, em 1996, a Braval recolheu, este ano, 14 mil toneladas de resíduos, esperando, em 2017, alcançar as 25 mil toneladas...