Festival da Sopa

Há cada vez mais adeptos

Os vários lugares da freguesia da P. Lanhoso uniram-se em mais uma edição do Festival de Sopas, no dia 15 de Fevereiro, e apresentaram nove propostas às cerca de 600 pessoas que se deslocaram às instalações da Escola EB1 da vila para apreciar as diferentes iguarias. O festival, que conta com cada vez mais adeptos, já vai na terceira edição. Sopa de Pedra, creme de legumes light, sopa de marisco, sopa juliana, sopa de nabos, sopa de olhos, sopa de peixe, canja e caldo verde foram as propostas apresentadas pelos lugares de Aldeia, Horto, Moinhos Novos, S. Pedro, Vilarinho, Bagães, Mirão, Portela e Valdemil, respectivamente.
Avós e netos uniram-se à mesa para apreciar as várias sopas, com a iniciativa a contar com animação musical proporcionada pelos elementos da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso.
Foram servidos cerca de 500 litros de sopa, com a sopa de nabos, pedra e olhos a ser muito apreciadas pelos mais velhos. Uma das novidades deste ano foi a apresentação do creme de legumes light, pelo lugar do Horto. Segundo os elementos responsáveis, o facto deveu-se ao lugar do Horto ser constituído por pessoas idosas e daí terem apresentado uma sopa mais leve, mas com todos os nutrientes que uma sopa deve conter.
De ano para ano, o Festival de Sopas vai-se assumindo como a actividade mais emblemática da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa que pretende afirmar a sopa como um alimento saudável e indispensável na alimentação, incutindo o hábito de consumir sopa nos mais novos.
Para além da prova das várias sopas, o evento proporcionou alegres momentos de convívio entre várias gerações de povoenses.