sábado, dia 14 de março
Festas de S. José
arrancaram com todo-o-terreno


Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo TT Lanhoso organizou um passeio todo-o-terreno pelo concelho da Póvoa de Lanhoso, naquela que foi a primeira actividade das Festas de S. José deste ano.
Para garantir uma melhor qualidade, as inscrições foram limitadas e a edição deste ano contou com 68 jipes e 150 participantes que se aventuraram pelas Terras da Maria da Fonte, num dia de muita emoção e adrenalina.
“Vimos sujos… mas de alma lavada” continua a ser o lema do TT Lanhoso que, ao longo de um trajecto de média/alta dificuldade, deu a conhecer a todos os participantes as belas paisagens do concelho.
Depois da concentração na vila, os participantes dirigiram-se a Oliveira, tendo passado por Serzedelo, Frades, com passagem pelo Monte de S. Mamede, Friande, Rendufinho, Calvos e Geraz do Minho, num percurso de média/alta dificuldade.

XXV Concurso
de Pesca Desportiva


Pelo segundo ano consecutivo, a Pista de Pesca de Santo Emilião recebeu o concurso de pesca promovido pela secção de Pesca do Sport Clube Maria da Fonte e que integrou o cartaz das Festas de S. José. O concurso realizou-se no dia 14 de Março, entre as 14h30 e as 17h30, tendo os participantes capturado 6,810 Kg, com a vitória, em termos individuais, a pertencer a Alexandre Ribeiro, da “Pesca de Beire”, da região do Porto, posicionado no sector A, que consegui 670 g.
Estiveram presentes nesta prova 56 pescadores, pertencentes a catorze clubes de pesca da região.
Durante a prova, os pescadores inscritos mostraram os seus dotes ao longo dos quatro sectores que integram a pista de pesca. Góbios, barbos, trutas e bogas foram as espécies mais capturadas ao longo do concurso, mas em quantidades bastante inferiores ao ano transacto.

- Parque do Pontão
com novas ofertas

O Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma, conta, desde o dia 14 de Março, com novas ofertas, atraindo novos públicos e dinamizando, dessa forma, aquele espaço situado na Barragem das Andorinhas.
A Escola de Canoagem e Mergulho resultou da parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Diverlanhoso, empresa de animação turística sediada em Oliveira.
A inauguração ocorreu na manhã de sábado, dia 14, pelas 11 horas, e, a partir desse momento o Parque de Lazer do Pontão conta com novas ofertas, ambas preparadas para receber pessoas com deficiência.
A Escola de Canoagem está disponível para toda a população, a partir dos seis anos e funcionará duas vezes por semana, com um número máximo de 25 participantes por turma. Por 25 euros por mês os interessados na prática deste desporto têm a possibilidade de praticar uma actividade que tem um grande número de adeptos. No caso das pessoas com deficiência, as aulas ocorrem uma vez por semana e cada turma poderá contar com 10 participantes. Adaptação ao meio aquático, aquisição de competências para a prática de canoagem, técnicas base de canoagem e regras de segurança serão alguns dos conhecimentos a transmitir no decurso das aulas.
No caso da Escola de Mergulho, as primeiras aulas serão realizadas na Piscina Municipal da Póvoa de Lanhoso, que garante mais condições de segurança. A iniciação ao mergulho para iniciação com simulação gravidade zero funcionará uma vez por semana, durante uma hora, estando cada turma limitada a cinco pessoas. O material didáctico e o equipamento necessário serão fornecidos pela escola cujo programa de ensinamento pretende proporcionar a adaptação ao meio subaquático, respiração de mergulho, comunicação no mergulho, planeamento e técnicas de mergulho assim como regras de segurança.
“Com estas novas ofertas pretendemos dinamizar o espaço e rentabilizar o investimento. Este ano a exploração do espaço está entregue à Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma e espero que esta parceria dê frutos”, frisou Manuel José Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que destacou ainda a importância da criação de um parque de estacionamento. “Essa será a segunda etapa deste projecto e para a sua concretização teremos que adquirir terrenos”, salientou o autarca.
As inscrições podem ser efectuadas directamente na Diverlanhoso, em Oliveira, ou no Posto de Turismo da Póvoa de Lanhoso.

Festival de Natação contou com 70 participantes


Uma das novidades deste ano, em termos desportivos, foi a realização do I Festival de Natação, nas Piscinas Municipais, que contou com a presença de 70 atletas, frequentadores daquele espaço. A competição foi direccionada para os utentes dos 4 aos 18 anos e realizou-se entre as 14h30 e as 16h30.
Para os mais pequenos, e menos experientes, foi construído um percurso de actividades aquáticas, tendo os participantes que ultrapassar vários obstáculos.
Aos mais velhos foi-lhes proporcionada uma mini-competição, tendo-se realizado 20 provas em vários estilos.