EDITORIAL

Armindo Veloso




  

Véus

Num filme que vi com inte-resse um dos temas essen-ciais nele abordado era a revolta de um adolescente perante a morte prematura da sua mãe com cancro.
Durante grande parte do filme o adolescente não conseguia ter uma relação próxima com o pai porque lhe atribuía responsabilidade na morte da mãe. Dizia que o pai desistira do apoio que então  lhe dera e que foi esse facto que ajudou a que a mãe morresse precocemente.
Lá para a parte final do filme o jovem chegou ao ponto de tentar o suicídio.
Como convém nos filmes, para que estes terminem bem ou menos mal, um médico, figura central no desenvolvimento da película que como todas abordava e recreava muitos outros “enredos” secundários, conversou longamente com o rapaz e, a passos, disse-lhe que nós, humanos, temos um véu que nos ajuda a separar da morte. Há, no entanto, alturas nas nossas vidas que o véu que nos separa da morte é retirado e quando isso acontece - fruto de traumas profundos de vária ordem como por exemplo a morte de alguém que nos é querido – nós ficamos tão junto dela que entramos em desespero e que alguns de nós até querem passar para o seu lado cometendo suicídio. Era o caso do rapaz prota-gonista deste filme.
Com o tempo, e por vezes com a ajuda de médicos e químicos, nós vamos construindo outra vez aquele véu e a vida começa a fazer novamente sentido.
Gostei da lição por esta ser tão real e pedagógica.
Quantos de nós já não tivemos momentos de aproximação, ombro a ombro, com a morte seja porque tivemos um acidente, uma doença grave ou o desaparecimento de um ente querido? Todos nós, adultos, certamente tivemos. Só que por maior que seja a dor, o tempo vai tricotando outra vez aquele véu que nos vai, paulatinamente, dando sentido à vida.
De outra forma a vida seria um inferno porque não passaria de um tormento permanente.
Haja véus para nos ajudarem.


Até um dia destes. 

Feira Medieval

Mais de oito mil pessoas 

visitaram burgo medieval


Com mais de 700 anos de história, a Vila de Póvoa de Lanhoso   viajou, reportando-se ao século XIII, tornando-se palco de diversas actividades e manifestações culturais alusivas aos tempos medievais.
Com a figuração de nobres, frades, camponeses, artesãos, mercadores, jograis, contadores de “estórias” e “temí-veis guerreiros”, esta iniciativa proporcionou à população e demais visitantes o reviver de uma época de mentalidades e cultura diferentes, recriando o ambiente popular com o possível e desejado rigor histórico.
O evento contou ainda com um conjunto de animações diversas, através da participação de bobos, malabaristas, cuspidores de fogo, além de provas de falcoaria, tiro com arco e mostra de armas, que trarão à Vila de Póvoa de Lanhoso uma inusitada animação.
Esta recriação histórica pretende fazer-nos recuar no tempo, invadindo-nos enquanto visitantes ao mesmo tempo que nos transportará para um tempo imemorial.

PACTO DE DESENVOLVIMENTO ENTRE COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS

Coesão territorial reforçada para o futuro


As Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Tâmega, do Ave, do Cávado, do Douro e das Terras de Trás-os-Montes assinaram em Guimarães, Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial com as autoridades de gestão dos programas operacionais (PO) Regional NORTE 2020, Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR), Inclusão Social e Emprego (POISE) e do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).
Manuel Baptista, em representação da CIM do Ave, marcou presença na assinatura.

Apenas cinco escolas conseguiram melhorar os resultados de forma contínua em quatro anos

Escola de Póvoa de Lanhoso  
revela evolução nos resultados

 

A Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso está entre os cinco estabelecimentos de ensino (três públicos e dois privados) que conseguiram durante quatro anos consecutivos que os seus alunos melhorassem os resultados relativamente às médias nacionais, comparando as notas nos exames do 12.º ano com as obtidas no 9.º.
Este é um dos indicadores disponíveis no site www.infoescolas.mec.pt, que permite perceber o trabalho desenvolvido pelos professores, uma vez que compara a progressão do aluno quando chega à escola (através da nota que obteve nos exames nacionais de Português e Matemática do 9.º ano) com as notas que consegue no final do secundário (nos exames nacionais das duas disciplinas).
Num universo de 575 estabelecimentos de ensino, cinco conseguiram que os estudantes tivessem sempre uma progressão superior à média nacional às duas disciplinas entre 2010/2011 e 2013/2014.
As três escolas públicas que conseguiram estes resultados em todos os anos foram a Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca e a Escola Básica e Secundá-ria de Búzio, Vale de Cambra.
O Colégio Nossa Senhora do Rosário e o Colégio da Trofa foram as duas privadas deste lote de cinco estabelecimentos de ensino.
Este indicador tem em consideração o nível académico dos alunos que a escola recebe e por isso permite perceber o trabalho que é desenvolvido pelos professores.
Assim, uma escola secundá-ria que receba alunos com resultados académicos baixos pode, não obstante, ter um indicador de progressão elevado, desde que no 12.º ano  esses mesmos alunos estejam melhor do que estavam no 9.º ano, relativamente à média nacional. É o caso da Escola de Ponte da Barca que, no ano passado, ficou em 482 lugar no ‘ranking’ das escolas, segundo uma análise feita pela Lusa à média de todos os exames realizados pelos alunos do secundário no ano lectivo de 2012/2013. A média desta escola foi de 9,4 valores nos exames.

TÉCNICAS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

Hortas Sociais Municipais 

com resultados positivos


Foi realizada como habitualmente a apanha das batatas nos dias 3 e 4 de Agosto nas hortas sociais municipais, localizadas no parque do Carvalho de Calvos. Este ano colheram-se 2.280 kilos de batatas. Participaram cerca de 13 beneficiários nesta iniciativa que é reconhecida por todos como um dos momentos especiais da vivência das hortas. Estas hortas começaram a funcionar em Maio de 2010. O projecto tem permitido uma valorização de diferentes recursos, a terra (propriedade do Município), os equipamentos, a mão-de-obra e incute a responsabilização social e comunitária dos benefi-ciários. Para além disso, têm trazido diversos benefícios ao nível ambiental, social e económico para o próprio município e para os beneficiários integrados neste projeto. Este projecto reflecte a responsabilidade partilhada entre os serviços de acção social, os serviços técnicos do gabinete de apoio ao bioagricultor e os próprios beneficiários.
Para a produção dos produtos hortícolas em Calvos são utilizadas técnicas de agricultura biológica, sendo as hortas certificadas há 9 anos. Ao nível de produção, entre 2010 e Dezembro de 2014, produziu-se cerca de 17 toneladas de produtos biológicos repartidos por 18 culturas diferentes por ano que são entregues a agregados familiares carenciados do concelho.
As hortas continuam a ser uma importante plataforma de integração de pessoas com perfil carenciado, tendo já passado pelas hortas cerca de 75 pessoas desde a sua criacção em 2010.

MISS TEENAGER UNIVERSO 2015

Helena Rocha condecorada 

Primeira Dama de Honor


Realizou-se a grande final Miss Teenager Universo 2015 no Panamá onde a representante portuguesa, Helena Rocha,  da Póvoa de Lanhoso, obteve um brilhante resultado ficando como 1ª Dama Honor (Miss Teenager World 2015) e tendo também conseguido o titulo de Miss Teenager Universo 2015 - Best Face. Os resultados foram os seguintes:  Miss Teenager Universo 2015 obtido pela candidata do Canadá; 1.ª Dama honor Portugal com Helena Rocha e 2.ª Dama Honor a candidata da Colômbia. Os restantes lugares no top 5 foram alcançados pelas candidatas do Perú e Argentina.
A modelo povoense contou com os apoios de várias empresas e instituições do concelho e ainda da  Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Inauguração de sintéticos no Campo de Jogos Municipal e Santo Emilão

Melhores condições
para a prática desportiva


Com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugura, no dia 30 de Agosto (domingo), os relvados sintéticos do Campo de Jogos Municipal, na vila da Póvoa de Lanhoso, e do Campo de Jogos de Santo Emilião, o Campo do Padrão. A inauguração decorre às 15h30, na vila, e às 16h30, em Santo Emilião.
Um importante investimentos nos dois espaços desportivos. Recorde-se que o Campo de Jogos Municipal é utilizado pelas camadas jovens do Sport Club Maria da Fonte e no Campo do Padrão, em Santo Emilião, joga a formação do Emilianos Futebol Clube, equipa que milita na I Distrital.
Ambas as intervenções, que ascendem a mais de 500 mil euros, são apoiadas pelo FEDER. O investimento no Campo de Jogos Municipal ronda os 260 mil euros e é apoiado em 81,24% pelo FEDER, com a intervenção no Campo do Padrão a rondar os 245 mil euros, contando com um financiamento de 85% pelo FEDER.

Recepção na Câmara Municipal

III Rover Ibérico traz
escuteiros de Portugal e Espanha 


Centenas de jovens escuteiros participaram no III Rover Ibérico e que teve paragem na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Movimento Scout Católico (MSC), numa parceria conjunta, organizaram o III Rover Ibérico.
Nesta 3ª edição, desafiam-se os Caminheiros/Companheiros (Rovers) a viver uma caminhada anual que se iniciou com uma fase local e um Projecto de Serviço em Tribo implementado nas suas comunidades locais. Depois, entre 4 e 9 de Agosto decorreu a fase presencial.
Nos primeiros três dias foi desenvolvida através dos Desafios - actividades de escolha individual e de exigência elevada para os participantes em diversas áreas, culminado em três dias de partilha e celebração no campo base do Rover, em Guimarães.
A Junta de Núcleo da Póvoa de Lanhoso do Corpo Nacional de Escutas através dos Agrupamentos de S. João de Rei e do Agrupamento de Sobradelo da Goma organizaram dois destes Desafios, acolhendo os contingentes de caminheiros oriundos de Portugal e Espanha dinamizando actividades.
Manuel Baptista, Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhosos, recebeu nos Paços  do Concelho os jovens escuteiros de dois grupos, reconhecendo o mérito da missão escutista e “desejando que o exemplo e a experiência que tiverem nestes dias a transmitam aos colegas e futuramente aos vossos filhos. Parabéns e continuem a praticar o bem, pois o escutismo é uma nobre causa”.

Taíde

Romaria de N Sr.ª do Porto d’Ave
atrai milhares de fiéis


De 29 de Agosto a 6 de Setembro, o lugar de Porto d’Ave, em Taíde, acolhe a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, também conhecida como a “Romaria dos Bifes e dos Melões”, duas iguarias que podem ser apreciadas no recinto das festas. Milhares de fiéis deslocam-se de vários pontos da região para acompanhar os vários momentos festivos.
A procissão de velas, no dia 4 de Setembro (sexta-feira), pelas 21h30, e a grandiosa procissão, na tarde de domingo, dia 6 de Setembro, são dois pontos altos do calendário religioso da romaria.
Zé Amaro é a figura de cartaz, numa actuação que decorre no dia 5 de Setembro (sábado), pelas 21h30. A “Noite Gerações”, no dia 4 de Setembro, é outro dos destaques do cartaz, num evento que conta este ano, de entre outras, com a actuação dos DAMA e Pete Tha Zouk.
A tudo isto, juntam-se as noites temáticas: 1 de Setembro – noite a cargo do Centro Social da Paróquia de Taíde; 2 de Setembro – Noite a cargo do GD Porto d’Ave; 3 de Setembro – Desfile “Moda com Talento”.

Tranquilidade é a palavra de ordem

Emilianos aponta
aos cinco primeiros


De olhos postos num campeonato tranquilo, o Emilianos Futebol Clube apresenta-se para a nova época com grande ambição e sem objectivos concretos definidos. Com nove caras novas, o plantel às ordens de José Moreira, também ele uma das novidade, conta com 22 jogadores o qual, segundo os responsáveis do clube, ainda não se encontra fechado.
“Queremos realizar um campeonato tranquilo e sem sobressaltos. O único objectivo concreto que difinimos, em conjunto com o José Moreira e a sua equipa técnica, foi vencer todos os jogos em casa e obter o máximo número de pontos possível nos jogos fora de portas”, adiantou o director desportivo do clube, Rui Marques.
Questionado acerca de uma eventual subida de divisão, Rui Marques afirma que não se figura como um objectivo, adiantando que a equipa quer andar pelos cinco primeiros lugares da tabela.
“No mínimo pretendemos terminar pelos cincos primeiros lugares da tabela e, como disse, lutar pelo máximo de pontos possível em todos os jogos que disputarmos. Se a subida for possível, melhor. Se tivermos essa oportunida-de vamos agarrá-la”, sublinhou. Relativamente à aposta em José Moreira, o director desportivo mostrou-se satisfeito com a escolha e depositou confinça no novo técnico.
“Estou muito satsifeito com a aposta no José Moreira. Pelo trabalho que desenvolveu nas camadas jovens e pelo rigor e disciplina que incute aos jogadores, temos tudo para estar confiantes de que vai realizar um bom trabalho. Temos toda a confiança nele”, rematou.

ACD SERZEDELO estreia-se na A.F. Braga

Campeonato tranquilo
em ano de estreia 


A Associação Cultural e Desportiva de Ser-zedelo deu o pontapé de saída para a estreia nos campeonatos da Associação de Futebol de Braga. Após ter disputado os campeonatos populares da Póvoa de Lanhoso e o campeonato da INATEL, o clube vai este ano estrear-se a nível distrital e disputar a I Divisão.
Em estreia está também o técnico José Vieira e conta com seis caras novas num plantel com 20 jogadores, sendo que noventa por cento dos atletas são naturais do concelho da Póvoa de Lanhoso. José Vieira, mostrou-se confiante para a sua estreia e para a estreia do clube nos campeonatos distritais, definindo como objectivo a obtenção de maior visibilidade para o clube. “Temos uma direcção muito ambiciosa assim como eu e a minha equipa técnica. Queremos ter visibilidade, ser protagonistas e elevar o nome do clube com grande qualidade. Queremos reconhecimento e vamos trabalhar para isso”.
Relativamente às maiores exigências que os campeonatos distritais oferecem, o técnico assegurou que o clube e a equipa estão preparados. “Penso que em termos de competitividade e intensidade há uma grande diferença. Penso que em termos de qualidade dos atletas, o campeonato da INATEL e o campeonato que vamos disputar são semelhantes, por isso penso que estamos preparados para fazer um campeonato tranquilo”.