EDITORIAL

Armindo Veloso




 
Utopias 

Era uma vez um pequeno concelho onde moravam cerca de sete mil pessoas.
As diversas freguesias desse concelho viveram sempre de costas voltadas umas para as outras defendendo raivosamente os seus territórios, as suas colheitas e os seus recursos naturais principalmente as nascentes de água.
Com o passar do tempo os presidentes de junta das diferentes freguesias começaram a encontrar-se regularmente e foram falando que se as terras do alto concelho eram boas para cereais, frutas, azeite, etc; as do baixo estavam talhadas para forragens para o gado, milho, feijão, batatas, etc e havia duas ou três, por sinal das mais pobres, que tinham nascentes de água em abundância, porque não uns produzirem uns produtos que eram comercializados nas feiras, a preços controlados, os outros fariam exactamente o mesmo com os seus enquanto as freguesias produtoras de água a forneciam através de regadios e bombagem para os pontos mais altos do concelho.
Durante os primeiros tempos parecia o céu na terra. Os vários presidentes de junta assinaram acordos entre si e confraternizavam com umas tigelas na tasca mais próxima.
Com o decorrer do tempo e passadas algumas colheitas começou a sentir-se algum mau estar entre os produtores de cereais que se sentiam decisivos para toda aquela gente e começaram a regrar o seu fornecimento e a não cumprir nos preços. Os presidentes de junta dessa freguesias, pressionados pelos lóbis, não tiveram outro remédio que não fosse tomar o partido deles. Logo a seguir os produtores de forragens fizeram o mesmo dificultando o fornecimento. E, pior ainda, as freguesias produtoras de água retaliaram pondo em pé de guerra todo o concelho.
As conspirações e mesmo reuniões públicas ao mais alto nível multiplicaram-se e todos já duvidam que a tal ideia tenha sido boa.
O povo começou a fazer correr que estava-mos melhor antigamente, os presidentes de junta não sabem o que fazer e o clima de guerra paira no ar.
Se adaptarmos esta ficção ao planeta; países; produtos primários; recursos naturais e acrescentarmos uma palavra mágica: “Globalização” e uma expressão mágica: “Natureza humana” temos os dias e o mundo aqui ao virar da esquina...

Até um dia destes.

DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO

Formandos da EPAVE: 
estágios em Espanha

Os formandos do Curso Profissional Técnico Auxiliar Protésico da EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave realizam, de 1 a 22 de Fevereiro, um estágio em laboratórios de próteses dentárias  e ortopédicas na cidade de Madrid, em Espanha.
De acordo com aquele estabelecimento de ensino, este estágio faz parte do ON-AKTION - Improving Skills in Transnational Practical Trainning que consiste num projecto de mobilidade no âmbito do programa ERAMUS+, financiado pela Agência Nacional Eramus+ Educação e Formação.
“O projecto tem como objectivo proporcionar aos formandos da EPAVE uma experiência de mobilidade e de estágio transnacional, por forma a melhorar os seus conhecimentos técnicos e adquirir inovadoras ferramentas, bem como valorizar o Curriculum Vitae dos participantes através da certificação da experiência laboral e do Europass Mobilidade”, referem os responsáveis da EPAVE.

Análise no terreno das necessidades

Câmara acompanha
Centros Escolares

Acompanhar a actividade e os resultados de alguns melhoramentos realizados são os objectivos das visitas da vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, aos centros escolares do concelho. As visitas iniciaram a 7 de Janeiro, no Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes, na União de Freguesias de Campo e Louredo, coincidindo com o arranque do segundo período escolar.
“A vereadora Gabriela Fonseca constatou as melhorias produzidas por algumas intervenções recentemente realizadas ao nível da acústica da cantina do já referido Centro Escolar. Esta responsável contactou ainda de perto com as crianças e almoçou com elas, de modo ainda a, por um lado, reforçar os laços de proximidade com os mais novos e a, por outro lado, monitorizar e apreciar a qualidade das refeições servidas às crianças do pré-escolar e aos alunos do primeiro ciclo, já que essa é uma competência das autarquias”, destaca a Câmara Municipal.
“Em breve, a vereadora da Educação irá percorrer outros Centros Escolares do nosso concelho, tomando um contacto mais próximo com as crianças e registando eventuais necessidades mais prementes, que sejam apontadas. Trata-se de um acompanhamento permanente que a autarquia desenvolve ao nível dos estabelecimentos de ensino”, esclarece a autarquia, apontando ainda que “no ano lectivo 2013/2014, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso investiu mais de um milhão de euros (1 milhão e 42 mil euros) na área da Educação, em bolsas de estudo e prémios de mérito escolar, acção social escolar (transportes, refeições e prolongamento de horário, manuais escolares) e na remodelação de equipamentos escolares”. Na Póvoa de Lanhoso, a Educação “tem sido assumida como uma prioridade e, neste sentido, os investimentos realizados visam proporcionar as melhores condições de ensino e de aprendizagem às famílias povoenses”. Recorde-se que “desde 2010, a Póvoa de Lanhoso tem sido considerada uma das ‘Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis’ do país, pelo Observatório das Famílias Numerosas”.

Comemorações dos 500 anos dos Forais Novos

Balanço positivo

Um Congresso, uma Feira Quinhentista, uma Conferência e uma inauguração foram alguns dos momentos que marcaram as comemorações, entre 4 de Janeiro e 25 de Dezembro de 2014 (datas da outorga dos Forais por El-Rei D. Manuel aos concelhos de Lanhoso e São João de Rei, ambos no ano de 1514), dos 500 anos da atribuição dos Forais Novos no Concelho da Póvoa de Lanhoso. “O balanço é positivo”, revela a câmara municipal.
“Vivemos um ano de 2014 todo ele evocativo, onde a nossa memória foi relevada. Penso que demos um contributo importante para que a nossa história e a nossa identidade não fossem esquecidas. E procurámos levar aos mais novos essa mensagem de que um povo sem história é um povo sem alma”, considerou o vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
“Não podemos quantificar os custos globais com as comemorações dos 500 anos dos Forais Novos pela simples razão de que procurámos adaptar as actividades culturais programadas para o ano de 2014 à temática quinhentista. E isso permitiu-nos ter um vasto leque de iniciativas sem que aportassem custos adicionais”, explica aquele responsável.
A Comissão Executiva das Comemorações, representativa das forças vivas do concelho, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e integrou os agrupamentos de escolas da Póvoa de Lanhoso e Gonçalo Sampaio, a EPAVE, a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de S. João de Rei. “A Junta de Freguesia de S. João de Rei, na pessoa do seu presidente, Paulo Macedo, associou-se à câmara municipal nesta evocação, desde a primeira hora.
E o Cruzeiro que fez questão de inaugurar no dia 25 de Dezembro deixa para a posteridade a referência de que esta terra também teve o seu Foral e foi sede de concelho”, afirma ainda o vereador.

Gabriela Fonseca, Vereadora da Educação

“Município está a construir
um projecto educativo” 

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso faz um balanço dos primeiros meses de actividade escolar no âmbito do ano lectivo 2014-2015. Concluída a modernização do parque escolar, há novos desafios e exigências que se colocam à governação municipal numa área tão relevante como a Educação. 

Quais as principais preocupações da autarquia, neste momento, em relação a uma área tão importante, como a Educação?
Após os investimentos efectuados no parque escolar, nomeadamente nos Centros Escolares, estamos a trabalhar na Rede de Educação e de Formação. Está a ser efectuado um levantamento das necessidades formativas, para se definir com mais precisão a oferta formativa. Este trabalho está a desenvolver-se em todos os concelhos que pertencem à CIM do AVE, onde, para além dos vereadores da Educação, estão presentes várias instituições ligadas à formação e o IEFP e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direcção de Serviços da Região Norte (DGEstE - DSRN).
Juntamente com o Conselho Municipal de Educação, as nossas prioridades passam pelo sucesso educativo, o abandono precoce escolar e a construção de um Projecto Educativo Municipal, de entre outras.

Que balanço faz da forma como decorreu o primeiro período lectivo?
Apesar de todos os constrangimentos criados pelo reordenamento tardio da rede escolar, foi possível que o ano lectivo tivesse início dentro da normalidade. Apesar da turbulência, em pouco tempo, também foi possível criar mais uma oferta para os nossos alunos, com a criação do ensino articulado da música, em colaboração com o Agrupamento Gonçalo Sampaio.
Quando se unem esforços e com determinação é possível minimizar os impactos negativos para que os alunos não sejam penalizados. Esse foi e será sempre o objectivo da nossa acção.

Como foram resolvidas as situações mais delicadas que ocorreram antes do início do ano lectivo?
Naturalmente que a alteração na rede escolar é uma situação muito delicada. Questões como a desertificação, o desenraizamento das crianças da freguesia, a segurança do transporte e das escolas são questões que a todos preocupam. Só com muitas reuniões e envolvendo todos - pais e encarregados de educação, Presidentes da Junta, associação de pais, IPSS's, agrupamentos - foi possível construir soluções, a melhor solução para cada caso, sabendo que situações ideais não existem.

A Carta Educativa está em fase final de revisão. É um documento importante de planeamento, há muitas alterações?
A Carta Educativa é um importante instrumento de planeamento na área da Educação, mas que é dinâmico. Sempre que haja oscilações acentuadas na população e reordenamento da rede escolar, a Carta Educativa deve ser actualizada. Essa actualização permite acomodar as alterações ocorridas, reflectindo, assim, a realidade concelhia. Para além dessa actualização não foram introduzidas mais alterações à Carta Educativa aprovada em maio de 2007.
Recebemos da DGEstE - DSRN indicações, juntamente com um manual, para fazermos a monitorização da Carta Educativa, que pretende medir o grau de cumprimento da mesma. É pois um trabalho que é obrigatório e para qual foram consultados o Conselho Municipal da Educação, a Comissão de Educação, Juventude e Desporto criada no âmbito da Assembleia Municipal, de entre outros.

Como classifica as condições em termos de infra-estruturas e em termos de recursos materiais (como equipamentos) e humanos que as crianças da Póvoa de Lanhoso encontram nos seus jardins-de-infância e centros escolares?
Naturalmente que o investimento efectuado no parque escolar, nomeadamente nos Centros Escolares, permitiu dotar estes equipamentos de condições físicas e materiais que não existiam nas EB1/JI, equiparando-as às melhores do país, permitindo a diversificação de estratégias de ensino aprendizagem e uma maior motivação. A excelência dos equipamentos e materiais existentes são uma parte importante para a melhoria significativa do sucesso educativo.

S. Gens de Calvos

Comunidade visitou 
Presépio de Priscos

Os catequistas da Paróquia de São Gens de Calvos organizaram, no passado dia 4 de Janeiro, uma visita ao presépio de Priscos, em Braga. Este passeio foi uma prenda oferecida às crianças que frequentam a catequese paroquial.
Contudo, a visita foi aberta a todos aqueles que quiserem participar, desde os pais, avós e restantes elementos da comunidade, perfazendo um total de 71 elementos.
Desde os mais novos aos mais velhos, todos ficaram encantados com a beleza e a magia do presépio ao vivo, composto por diversos quadros alusivos à vida de Jesus Cristo, espalhados pelo gigantesco cenário onde está inserido. Um conjunto de mais de 600 figurantes voluntários dão vida ao emblemático Presépio de Priscos.
Esta actividade, inserida no plano anual de atividades da Catequese paroquial, pretendeu fomentar o convívio entre os membros da comunidade, numa época em que ainda se c
elebrava o Natal.

S. Gens de Calvos

Inauguração da musealização
de Capela e de uma casa rural

Está agendada para 8 de Fevereiro, pelas 16 horas, a inauguração da Musealização da Capela da Senhora do Monte e de uma casa rural, na freguesia de Garfe.
“Este projecto de recuperação do nosso património arqueológico, que agora finda, deve-se ao empenho das instituições envolvidas: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia e Centro Social e Paroquial de Garfe, bem como dos principais obreiros destes trabalhos arqueológicos, os voluntários”, destaca a câmara municipal revelando que “as duas estruturas arqueológicas, intervencionadas arqueologicamente em 2012, 2013 e 2014, foram alvo de um processo de musealização com o propósito de valorizar e salvaguardar o nosso património arqueológico concelhio”.

EM 2014

Torre de Menagem do Castelo
com recorde de visitas

De acordo com a Câmara Municipal, o ano de 2014 registou o maior número de visitantes do núcleo museológico do Castelo de Lanhoso, na Torre de Menagem, dos últimos anos, recebendo mais de sete mil e 500 visitas.
A autarquia adianta que foram vários os factores que contribuíram para este aumento, desde logo a actua da tabela dos preços praticados já que, a partir do dia 1 de Julho de 2014, o valor do ingresso normal para adulto baixou para um euro e crianças, estudantes e seniores passaram a beneficiar de entradas gratuitas.
“A estratégia do município passa pela criação de condições para que o nosso património possa ser visto e apreciado pelo maior número de pessoas. E a decisão que tomámos de redução dos preços nas entradas no núcleo museológico do Castelo de Lanhoso vem no seguimento dessa política cultural, com resultados muito positivos. No ano de 2014, quase duplicámos as entradas no Torre de Menagem, comparativamente com o ano anterior”, salienta o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
Outros factores contribuíram para o aumento verificado: a colocação, na Serra do Carvalho, de um outdoor a convidar para uma visita ao Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso; a criação de uma página de Facebook; uma maior aproximação dos agrupamentos escolares; e a realização de uma exposição temporária de instrumentos medievais de tortura. Estas medidas visaram a aproximação dos cidadãos ao seu património e, além de facilitar o ingresso no Castelo de Lanhoso, proporcionam a descoberta da nossa história comum, a História de Portugal. “Estamos a trabalhar na criação de uma rede concelhia de monumentos e locais de visitação, que se insere numa estratégia global de divulgação do nosso concelho no exterior, mas, também, de consciencialização dos Povoenses para a necessidade de valorização e preservação do nosso património edificado e natural”, refere ainda o vereador da Cultura.
Entre Janeiro e Junho, registaram-se perto de duas mil e 400 entradas e, entre Julho e Dezembro, visitaram o núcleo museológico mais de cinco mil pessoas.
Em 2013, visitaram o local referido perto de três mil e 900 pessoas, o que significa que, em 2014, houve mais três mil e 700 visitantes. De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a intervir no monte de Lanhoso com o propósito de melhorar as condições para visitas e para usufruto daquele recurso, no qual o Castelo de Lanhoso se assume como o elemento diferenciador, não só pela história e forma como se afirma na paisagem, mas pelos sentidos que desperta a quem o visita.
A visita só fica completa com a entrada no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, revalorizado recentemente e em que, além da observação de todo o espaço museológico, o visitante tem possibilidade de subir ao topo da Torre de Menagem, miradouro singular sobre o território limítrofe.

lização

‘Pelos Trilhos da Maria da Fonte XI’

BTT Maria da Fonte
prepara prova de alto calibre

Já está em preparação o “Pelos Trilhos da Maria da Fonte XI”, numa organização da Associação de Cicloturismo BTT Maria da Fonte. O evento, que reúne centenas de betetistas decorre a 15 de Março, por ocasião das festas de S. José.
“Seguindo a irreverência e espírito aventureiro, não competitivo e de amizade do BTT Maria da Fonte o Pelos Trilhos da Maria da Fonte XI está já a ser preparado com eledetalhe. Mais uma vez, será um percurso caracterizado com subidas que exigem o máximo de energia aos participantes usufruindo de toda a energia da geografia do Minho.
Naturalmente, o percurso do passeio contempla descidas electrizantes naquele que é considerado a fonte  dos singletracks pela revista nacional - Bike Magazine.
O passeio permite ainda que os ciclistas conciliem a prática de despor-to, com a contemplação do património do concelho da Póvoa de Lanhoso e paisagem natural do Minho”, revela a organização.
O Pelos Trilhos da Maria da Fonte é caracterizado por ser um passeio de BTT único, autêntico e que aproxima os participantes a cultura, fortalecendo a identidade local.
As inscrições estão abertas no endereço electrónico em http://www.btt-mariadafonte.com, sendo este o único meio possível para a realização da inscrição. A linha de apoio ao participante é o bttmariadafonte@gmail. com ou via facebook - https://www. facebook.com/bttmariadafonte.
“A Associação de Cicloturismo BTT Maria da Fonte, com o apoio dos parceiros oficiais, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, esperam a presença de um elevado número de praticantes de BTT de todo o país.
Os ciclistas darão vida à Póvoa de Lanhoso, engalanada para acolher os romeiros das Festas de S. José 2015, e animar, com respeito pelos valores ambientais e do desporto sociável os trilhos de montanha do concelho”, adianta a organização, dando conta de que a inscrição decorre até às 12 horas do dia 14 de Março.
vado

EDITORIAL

Armindo Veloso




 
2015 

O início de um novo ano é sempre acompanhado por esperança misturada com angústia.
Esperança, como é sempre a última coisa a morrer esperamos dias melhores mesmo que os passados não tenham sido assim tão maus. Pedir melhor um pouco é sempre bom e faz parte da natureza humana.
Angústia, o reinício de qualquer coisa traz sempre à tona a incerteza e a angústia. Começar um novo ano no calendário, mesmo que seja só no calendário, faz com que psicologicamente, como sabemos arrasta tudo o resto, nos comportemos como antigamente um carro a afazer a rodagem: baixa rotação a ver no que dá.
O que é certo é que se nas nossas vidas a coisa se passa, mais coisa menos coisa assim, o ano 2015 em Portugal e no mundo promete ser agitado.
Em Portugal com a crise em montanha russa e com o chão – dívida – a ameaçar-nos resta-nos um milagroso paraquedas para que a aterragem não seja trágica.
No que toca à justiça quem sabe vai haver mais surpresas das grandes. Já agora deixem-me dizer-lhes que ao contrário do que foi dito e redito acerca do segredo de justiça no caso José Sócrates ouvi um advogado, com o qual concordo, na SIC notícias a destacar o facto de durante mais de um ano haver algumas centenas de pessoas ligadas a este caso, referiu   inspectores da PJ, magistrados, inspectores tributários, bancários e banqueiros, etc e não ter havido fugas de informação foi preciso muita competência por parte de todos os envolvidos e, disse mais, as imagens das TV's posteriores à detenção de José Sócrates no aeroporto foram tão fugazes que só podiam ter sido resultado de uma informação de há minutos. Se assim  não fosse estaria todo o ‘barraco’ das emissões exteriores montado no aeroporto por parte das operadores de TV. O ano político também vai ser cheio de peripécias. As campanhas limpas e sujas vão andar por aí em papel, som e imagem.
O povo, esse, embora aparentemente entretido com futebol e afins, tem sempre uma sabedoria que surpreende mesmo os mais cépticos. Entre o que se conhece, para o bem e para o mal mas conhece, e o incerto, mesmo com muitos sorrisos e muita simpatia pelo meio, vai haver centenas de milhar de portugueses hesitantes nas próximas eleições legislativas. As sondagens têm levado nas orelhas em todo o mundo porque fazem constar nos seus números/resultados os eleitores decididos excluindo  os hesitantes, que decidem as eleições. A ver vamos.
De uma coisa tenho a certeza: em 2016 haverá manifestações várias e quem sabe pedidos de demissão do governo. Seja ele liderado por um alto, magro e claro ou por um mais baixo, mais gordo e mais escuro.
Não há milagres.

Até um dia destes.  

CONVÍVIO UNIU GERAÇÕES DE HERÓIS

Amor aos Bombeiros:
hoje e sempre

O quadro de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso organizou, no dia 27 de Dezembro, um convívio entre antigos bombeiros e dirigentes daquela corporação. Depois da concentração no quartel, os participantes rumaram ao monumento ao Bombeiro, onde aí prestaram homenagem a todos os bombeiros e dirigentes já falecidos, num momento protagonizado por Joaquim Moreira, 2.º comandante do quadro de honra, e Albino Luís Lopes, ex-bombeiro, e o mais velho entre os presentes. De seguida, celebrou-se uma eucaristia, na Capela do Horto, pelo padre Fernando Eurico, um grande amigo dos soldados da paz povoenses, e pároco de Fontarcada e Oliveira.
O restaurante Põe-te a Pau, em Fontarcada, acolheu o almoço, que reuniu à mesa cerca de 70 participantes. Foi um encontro de homens e mulheres que partilharam o lema ‘Vida por Vida’ e se encontram unidos pelo amor aos bombeiros. Recordaram-se momentos vividos, histórias alegres e mais tristes, reviveram-se amigos e fortaleceram-se os laços de amizade entre os presentes.
No final, Joaquim Moreira, 2.º comandante do quadro de honra, destacou que os bombeiros são a sua segunda família, agradecendo a colaboração e a presença de todos.
Na sua intervenção, destacou a presença das três primeiras bombeiras oficializadas do corpo de bombeiros povoenses: Lurdes Sá, Paula Moreira e Paula Maia.
“A vossa presença é para mim uma alegria muito grande”, revelou Joaquim Moreira, destacando a presença dos novos adjuntos do comando: Luís Soares e João Soares.
“Que tenham muita sorte e muita responsabilidade nos cargos que passaram a ocupar agora”, disse ainda Joaquim Moreira, agradecendo a colaboração do padre Luís Peixoto, da Quinta do Minho e Casa da Botica.
Luís Jorge, que integra também o quadro de honra, revelou que quando entrou para os bombeiros o ensinaram a respeitar ‘os velhos’. “Sempre que via entrar no quartel um bombeiro mais velho via um herói. Foram esses valores que me ensinaram e de há muitos anos para cá comecei a ver esses meus heróis apagados e veio-me à memória de levantar esses heróis que estão esquecidos e que ninguém os conhece e poucas vezes alguém os vê”, disse Luís Jorge, enumerando alguns nomes do passado, explicando a razão do convívio iniciado há dois anos.
António Lourenço, comandante dos Bombeiros, revelou que a iniciativa do quadro de honra, em especial de Joaquim Moreira e Luís Jorge, é uma “iniciativa fantástica que consegue juntar aqui o passado e o presente”.
De entre outros agradecimentos, António Lourenço não esqueceu três bombeiros que estão na Suíça: Manuel Pereira da Silva, Pinheiro e Luís Amílcar que, neste ano, convidaram o comando e a direcção para irem à Suíça participar num convívio com bombeiros povoenses.
“Tivemos lá mais de 30 bombeiros. Alguns já não víamos há algum tempo. Foi muito bonito. Reviveram-se muitas histórias que passamos juntos”, disse António Lourenço, destacando que o amor aos bombeiros continua vivo em todos.

Diverlanhoso

‘Aldeia Natal’ projectou 
concelho além-fronteiras

A presença de dois programas televisivos  na ‘Aldeia Natal’, no Diverlanhoso, projectaram o evento e trouxeram milhares de pessoas à freguesia de Oliveira. De 8 a 28 de Dezembro viveram-se momentos de grande alegria, diversão e muito espírito natalício.
De acordo com a o
Este ano, a Aldeia Natal foi constituída pelas habituais casas temáticas como: a Casa do Pai Natal, a Casa dos Doces, a Casa Terra Verde da Braval, a Casa do Brinquedo da Hasbro, a Casa Flocos de Neve da Vianagrés, a Casa  das Artes, o Cinema Meo Kids e a Discoteca Planet Party.
“Tendo em conta ser um parque dedicado à prática de desportos aventura, os mesmos foram também presença nesta Aldeia Natal, onde os mais aventureiros tinham ao seu dispor a escalada, a mina labirinto subterrânea, o slide de 80 metros e as pontes suspensas e trampolins do espaço DiverKids. O estádio Panike foi também uma aventura desportiva para os mais pequenos”, referem os responsáveis do Diverlanhoso, apontando que o circo e a existência de vários pontos de protecção da chuva foram   algumas das novidades deste ano. 
“Estes dois programas televisivos deram uma grande expressão e dimensão a esta Aldeia Natal, foram milhares os visitantes que vieram para estes programas televisivos, numa romaria à freguesia de Oliveira e ao Parque DiverLanhoso. Promovidas pelo parque DiverLanhoso, estas transmissões exponenciaram a Póvoa de Lanhoso a nível nacional e trouxeram por estes dias muitos portugueses de visita à vila”, anuncia o Diverlanhoso.
rganização, esta foi, das três edições, a mais visitada, fruto da experiência e maturidade adquirida pela organização. Com uma fasquia a rondar os 10.000 visitantes, a organização ousa afirmar que atingiu o objectivo. Esta Aldeia Natal tornou-se um polo atractivo nesta época natalícia e um impulso ao turismo da região.
A organização congratula-se com o investimento, trabalho realizado e com objectivos estipulados para este ano. Esperando-se que com a grande edição deste ano, a Aldeia Natal do Parque Aventura DiverLanhoso, se torne um ponto de referência nacional na época natalícia.
Neste ponto essencial, e apesar de se tratar de uma iniciativa privada, a organização orgulha-se de não descurar de forma alguma todos os parceiros turísticos da região, deixando ainda um agradecimento aos mesmos e contribuir para elevar o turismo povoense ao país.

Para utentes

Missa de Natal 
na Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso promoveu, na tarde de Domingo, dia 21 de Dezembro, uma missa de Natal, celebrada no Salão Paroquial da Póvoa de Lanhoso, dirigida a todos os utentes das suas valências seniores e de saúde.
“Os preparativos iniciaram-se cedo devido a toda a logística de transporte e acomodação dos utentes, que contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso”, recorda a Misericórdia povoense.
A missa decorreu pelas 15 horas e contou com a participação de todos os que, dentro da sua condição física, reuniam requisitos para sair e se deslocar a esta celebração. Foram mais de setenta utentes entre os quais sete acamados, que puderam assistir à missa celebrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, ao lado das suas famílias e de outros que quiseram partilhar este momento.
A missa foi cantada pelo Coro da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, que não quis deixar de marcar a sua presença neste momento de partilha e fraternidade.

Póvoa de Lanhoso

Comunidade agradecida
a D. Jorge Ortiga 

Decorreu, a 14 de Dezembro, o encerramento da visita pastoral à paróquia de Nossa Senhora do Amparo, na vila. Ao longo dos dias em que permaneceu no concelho, D. Jorge Ortiga visitou associações, instituições e até empresas.
Dos mais novos aos mais velhos, não esquecendo os deficientes e os acamados,  D. Jorge Ortiga levou gestos e palavras de conforto.
No encerramento da visita pastoral, Licínio Amorim, do Conselho Económico Paroquial, dirigiu-se ao Arcebispo Primaz de Braga, em nome de toda a comunidade.
“Sou grato ao nosso Arcebispo Primaz, pelos gestos, pelas palavras, que presenciei, desde manhã cedo até às 8 horas da noite, numa rodaviva. Passando por quase todas as fases da vida.
Os pequeninos, os mais crescidos, adolescentes e jovens, os adultos, os velhi-nhos do nosso lar, os deficientes e os acamados que, ao verem o seu Arcebispo, alguns mostraram lágrimas teimosas, lembrando o seu pequeno mundo, onde um dia por um bispo foram visitados e crismados”, disse Licínio Amorim, revelando ter ficado sensibilizado pelos gestos.
“E o nosso homem falou a todos numa linguagem simples que todos entendiam, pequenos e grandes. Foi dizendo que queria deixar sementes para dar frutos, apontou caminhos, falou de esperança e tinha espelhada no rosto a confiança no seu senhor”, disse ainda aquele povoense.

Travassos

Convívio de Natal
muito concorrido

A Junta de Freguesia de Travassos e a A. D. R. C. de Travassos promoveram, a 20 de Dezembro, o tradicional convívio de Natal da freguesia. A edição deste ano superou a do ano passado.
“Este ano, contou com mais pessoas a participar do que em 2013, afirmando assim o sucesso que a iniciativa vem tendo e a boa adesão por parte dos travassenses”, refere António Marques, presidente da Junta de Freguesia de Travassos.
A iniciativa decorreu num espírito de confraternização e harmonia, dignos da quadra natalícia. A noite foi ainda embelezada com a interpretação da fadista, que aqueceu um ambiente já de si caloroso.

S. Gens de Calvos

Catequese promoveu
campanha solidária 

Os catequistas da paróquia de São Gens de Calvos, no âmbito da actividade arciprestal ‘Um abraço n’Aquele que vem’, promoveram, ao longo dos meses de Novembro e Dezembro, uma campanha de recolha de produtos para bebés, que foram entregues, no dia 22 de Dezembro, na Associação de São José, em Real, Braga. Esta associação tem em funcionamento uma valência denominada de Centro de Apoio à Vida, que acolhe mães adolescentes e jovens, em risco social. Uma vez que são inúmeros e variados os produtos que estas mães e os bebés necessitam, os catequistas lançaram o desafio e a comunidade paroquial aderiu positivamente, doando produtos de higiene, fraldas, cremes, farinhas lácteas, entre outros artigos. Também três farmácias povoenses aderiram a esta causa, contribuindo com cabazes para os bebés desta associação: Farmácia Milénio; Farmácia São José e Farmácia Matos Vieira.
Em véspera de Natal, um grupo composto por catequistas e adolescentes do 7.º, 8.º e 10.º de Catequese rumaram até Braga para conhecer com mais pormenor a Associação São José e entregar os donativos. Os adolescentes tiveram a possibilidade de conviver de perto com os utentes da instituição e conhecer o seu dia-a-dia. No final da visita, ainda houve tempo para uma ida ao cinema.
Em plena época natalícia, e em Ano da Caridade, a Catequese de Calvos proporcionou assim um Natal mais feliz a estas mães e aos seus filhos.

Festa de Natal proporcionou tarde animada
No dia 28 de Dezembro,  realizou-se a Festa de Natal e da Família da Catequese de Calvos. As crianças foram as protagonistas de uma tarde muito animada.
Entre teatro, música e humor, os mais novos deliciaram os pais e familiares com as suas atuações.
O Grupo de Jovens de Calvos abriu a tarde com a interpretação da música inglesa ‘Oh Happy Day’. De seguida, o palco foi das crianças da catequese, com as apresentações que tinham preparado ao longo do mês. No final, seguiu-se um lanche convívio entre todos os presentes.

TÉCNICO MOSTRA-SE MOTIVADO

Luís Miguel é o novo 
treinador do Porto d’Ave 

O vimaranense Luís Miguel é o novo treinador do Porto d’Ave, sucedendo no cargo a Guilherme Ramos, que apresentou a demissão depois da derrota, no último jogo, no terreno do Águias da Graça. Com 35 anos, Luís Miguel faz a sua estreia como treinador de uma equipa sénior, tendo terminado a carreira como jogador, na época 2012/2013, ao serviço do Torcatense.
Apesar desta ser a sua estreia no comando de uma equipa sénior, Luís Miguel já orientou a formação do iniciados, juvenis e juniores do Torcatense.
O convite endereçado pela direcção do Porto d’Ave, o qual foi aceite, deixou o técnico honrado, uma vez que se trata, segundo o próprio, de um clube com tradição e um clube cumpridor.
Luís Miguel é um treinador jovem mas ambicioso. Ao ‘Maria da Fonte’, o novo técnico portodavense sente-se “motivado e com capacidade para levar o Porto d’Ave a bom porto”.
Quanto à classificação do Porto d’Ave, que ocupa a 15.ª posição, com 20 pontos, Luís Miguel não tem dúvidas que o lugar que o clube ocupa na tabela classificativa não é condizente com o valor da equipa.
“Imbuídos de um espírito forte e de conquista, que consigamos, todos juntos, sair o mais urgentemente da zona de descida e navegar por águas mais calmas”, revelou o técnico, salientando que é preciso “arrepiar caminho” e vencer o mais rapidamente possível.
Revelando ter um conhecimento concreto do plantel do Porto d’Ave, Luís Miguel já assistiu a três jogos do próximo adversário da equipa axadrezada, o Joane. Afirmando que será uma partida difícil, o novo técnico espera que o factor casa seja uma mais-valia.
À massa associativa do Porto d’Ave, Luís Miguel deixa uma mensagem de confiança, para que acreditem numa estrutura jovem mas com vontade de vencer. “Tudo faremos para conseguir os nossos objectivos”, adiantou Luís Miguel.
Recuperar a confiança dos jogadores e fazê-los acreditar no seu valor é o trabalho que se segue, de acordo como o novo técnico portodavense.
Ao seu lado, Luís Miguel terá, como preparador Físico, o prof.º Hélder Silva, e Pedro, como treinador dos guarda-redes.
A apresentação ao grupo de trabalho decorreu no treino de terça-feira e no Domingo, frente ao Joane, Luís Miguel estará presente no banco portodavense.
No seu percurso como jogador, Luís Miguel, para além do Torcatense, jogou em equipas como o Pevidém, Tirsense, Ovarense, Taipas, Madalena, Moreirense, Gondomar, Académico de Viseu. Na sua carreira no estrangeiro, jogou em Espanha (Extremadura), no Chipre e na Bulgária.