Direcção ambiciona avançar com novo projecto no ano lectivo de 2016/2017

ISAVE quer abrir Escola de Turismo, Hotelaria e Gastronomia

O ISAVE -Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, localizado na Póvoa de Lanhoso, quer criar, já no ano lectivo de 2016/2017, a Escola de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. A novidade foi avançada, pelo director-geral da entidade instituidora, João Luís Nogueira, durante a sessão de abertura do ano escolar. O responsável avança que esta segunda escola da instituição ficará situada no concelho de Vila Verde por se situar mais próximo de alguns nichos de mercado ligados ao turismo rural e de habitação.
A nova escola vai ministrar, entre outros cursos, a Licenciatura em Gastronomia, a primeira a ser leccionada a nível nacional.
João Luís Nogueira diz que o processo relativo à criação desta escola foi já iniciado, carenciado de autorização ministerial “no sentido de considerar o ISAVE um instituto politécnico integrado para permitir ter uma segunda escola”.
Ainda sobre a localização desta futura escola, o director-geral revela que a intenção é instalar o equipamento numa quinta de Vila Verde “onde se possa alugar quartos, ter um salão de eventos, onde possamos produzir vinhos. Este é o meu projecto. Porque queremos estudar e aplicar”,  acrescenta o responsável, acreditando estar a apostar numa escola única no país e contando com o apoio de vários parceiros, entre eles os Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Vila Verde.
Além destes novos projectos, na abertura de mais um ano lectivo, a nova entidade instituidora do ISAVE - que tomou posse no passado dia 20 de Maio - aposta,   essencialmente, na recuperação da imagem e da credibilidade da instituição - colocada em causa depois do processo de insolvência - assim como na melhoria das condições de ensino. ‘Novo Rumo/Nova Ambição’ é o lema da instituição que procura agora encetar por novos caminhos. “O novo paradigma é melhorar as condições de ensino e, consequentemente, a sua qualidade”, explica João Luís Nogueira. Para isso lançou um desafio à vereadora da Educação da câmara da Póvoa de Lanhoso, presente na cerimónia, para que ajude o ISAVE a levar a cabo algumas obras de requalificação das actuais estruturas localizadas em Fontarcada. Para colmatar necessidades ao nível da remodelação de equipamentos, o director geral espera estabelecer parcerias, nomeadamente com a CIM do Ave que, através do Portugal 2020, poderá obter financiamento para alguns programas.