Vilela

Festa da Sr.ª Maravilhas
de 15 a 18 de Agosto

A freguesia de Vilela acolhe, de 15 a 18 de Agosto, as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Maravilhas. A actuação dos utentes do Centro de Convívio daquela freguesia e um desfile de moda abrem as festividades deste ano, pelas 21 horas, de Sexta-feira, dia 15 de Agosto. Às 22 horas, actua o grupo ‘Cantares de Vilela’ e, a partir das 22h45, a apresentação do grupo ‘Bombos de Vilela’, que fazem a sua primeira actuação em público. Depois de uma sessão de fogo, a animação prossegue, a partir das 0h30, com a ‘Festa da Juventude’.
No Sábado, dia 16, decorre, a partir das 8 horas, o peditório da comissão de festas, acompanhado pelos “Zés P’reiras”, de Barcelinhos. A partir das 20h30, decorrem os actos religiosos, aos quais se segue a procissão de velas. O grupo ‘Artis Show’ entra em palco pelas 22h30.
Os actos religiosos estão em destaque no principal dia de festa, no Domingo, dia 17 de Agosto. Às 11 horas, celebra-se a missa em honra de Nossa Senhora das Maravilhas, cantada pelo grupo coral da freguesia e, a partir das 16 horas, a procissão. Findo este acto religioso, entra em palco o rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso. À noite, a partir das 22 horas, o grupo ‘Akisom’ traz animação às festas de Nossa Senhora das Maravilhas.
O último dia de festa, na Segunda-feira, dia 18 de Agosto, fica marcado pela missa dos emigrantes, às 11 horas; pelos actos religiosos e meditação do terço, às 15h30; pelos jogos tradicionais, a partir das 16h30, e pela actuação das artistas Carla Maria e rebeca, às 21 e 22 horas, respectivamente.