Primeira Página

Fórum Envelhecimento Activo promovido pela Câmar
Envelhecer melhor 
com vida activa

Páscoa
Cristo Ressuscitado visitou 
famílias de todo o concelho

Voluntários da Póvoa de Lanhoso
Bombeiros com 8401
serviços em 2011

EDITORIAL

Armindo Veloso





Bafos
A comunicação falada e presencial entre as pessoas sempre me despertou o maior dos interesses. Por variadíssimas razões não sou dos mais deficitários nessa matéria.
As novas tecnologias estão a matar de uma forma abrupta o encanto de duas ou mais pessoas terem necessidade de se encontrarem para definirem coisas da vida como, por exemplo, um pequeno negócio.
Hoje chegamos ao ponto de conhecer muita gente através da voz, o que já não é mau, ou através de mensagens escritas, mas quando encontramos essas mesmas pessoas numa reunião com muita gente não fazemos ideia de quem são. Se por acaso descobrimos que a pessoa X é o ‘António’ ou a pessoa Y é a ‘Isabel’ ficamos sem jeito por termos estado às vezes horas ao lado delas sem dizermos nada. São os frutos dos tempos que vivemos que estão paulatinamente a destruir o melhor que há numa sociedade que é a interacção afectiva entre as pessoas que só os contactos presenciais são capazes de proporcionar.
Como a necessidade aguça o engenho, tenho andado nos últimos tempos em reuniões diárias nas mais variadas entidades públicas e privadas, dando a cara.
Que bom que tem sido!
Cada uma das reuniões tem sempre algo de novo por se tratar de pessoas diferentes que perante o mesmo assunto o abordam à sua maneira, logo diferente.
Nas juntas de freguesia, por exemplo, é incrível como uma reunião começa e como acaba. Fica para trás sempre uma semente que nunca ficaria com um telefonema ou com uma mensagem escrita. Chamo a isto os contactos olhos nos olhos e mão na mão.
Não há dúvida nenhuma que se fazem diariamente negócios de milhões em todo o mundo através das novas tecnologias, mas não há nada que pague duas mãos bem apertadas depois de uma decisão ou de uma boa conversa. A relação futura nunca mais será a mesma. Para melhor.
Até um dia destes.
CASTELO

GNR


“GNR & Kids” é o programa que o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, através da Secção de Programas Especiais,  tem no terreno, dirigido à comunidade infantil, entre os 6 e os 12 anos. Indo ao encontro dos mais novos, sensibilizando-os para os problemas sociais a que podem estar sujeitos durante a fase de crescimento e evolução da sua personalidade individual é um dos objectivos do programa que está a ser implementado nos concelhos de abrangência do DTER da Póvoa de Lanhoso.
CASTELO DE AREIA
Acidentes
A estrada nacional 103 tem sido palco de vários acidentes, envolvendo cavalos à solta. Na noite de quinta-feira, dia 12, ocorreram mais dois acidentes. Um dos animais faleceu na via pública e o outro ficou ferido, tendo sido preso com uma corda num local próximo. Desconhecendo-se o dono do animal, e não havendo, ao que parece, resposta para este tipo de situação, o animal ficou ferido e deixado à sua sorte, acabando por morrer. Para além disso, ao final da tarde de sábado, um dos animais ainda se encontrava por remover do  local, junto à estrada que dá acesso ao aterro sanitário.

Promovido pela Câmara Municipal

Fórum Envelhecimento Activo

Ter um crescimento activo e ser um adulto activo é a receita de sucesso apontada por Joaquina Madeira, coordenadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, para um bom envelhecimento. “Se vivermos bem, envelhecemos melhor. Para envelhecer bem é preciso viver bem e crescer bem”, apontou aquela responsável, no decurso do Fórum Envelhecimento Activo, promovido, no dia 11 de Abril, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Para além dos desafios económicos, o nosso país debate-se com um desafio demográfico. Em 2011, e no tocante a Portugal, a população com mais de 65 e mais anos atingia os 19,15%, com a população com idades entre os 0 e os 14 anos a situar-se nos 14,9%. Quanto à esperança média de vida, entre homens e mulheres, a mesma situa-se nos 79,2 anos.
“A maior longevidade tem de ser vista como uma vitória da humanidade”, frisou Joaquina Madeira, referindo a “oportunidade de potenciar o património imaterial, que significa o contributo das pessoas idosas.
Segundo dados divulgados por Joaquina Madeira, em 1960 nascia uma média de 2,3 crianças por mulher. Esses números, actualmente, situam-se em 1,3. Para se conseguir o equilíbrio entre óbitos e nascimentos é necessário que cada mulher tenha uma média de 2,2 filhos.
Apontando a necessidade de se promover uma cultura de envelhecimento activo ao longo da vida, destacou que o Ano Europeu do Envelhecimento Activo pretende incentivar para novas oportunidades de participação activa na vida social e familiar das pessoas idosas.
“Todos somos úteis, cada um com as suas características. Claro que, em idades diferentes damos contributos diferentes”, referiu a coordenadora nacional, destacando ainda que há uma responsabilidade individual que pode influenciar o nosso envelhecimento, nomeadamente os comportamentos e a rede de afectos, mas a sociedade pode contribuir com as suas políticas e projectos para favorecer o envelhecimento de cada um, no tocante, por exemplo, às condições dos espaços e das acessibilidades.
Neste ano, em que se associa o envelhecimento activo à solidariedade entre gerações, Fátima Moreira, vereadora dos pelouros de Acção Social e Saúde da autarquia povoense, destacou, na sua intervenção, e de entre outros aspectos, a importância de se unir gerações, reunir afectos e criar laços.
“As pessoas, os cidadãos, têm cada vez mais longevidade. É sinal de progresso mas cria mais desafios para a sociedade. Muitas vezes a sociedade não está preparada para acolher este novo paradigma”, alertou.

Eixo prioritário
Na sua intervenção, a responsável pelos pelouros da Acção Social e Saúde apontou que o “envelhecimento” tem sido um dos eixos prioritários de intervenção da Câmara Municipal.
Projecto Vencer o Tempo nas 7 cidades – Um exemplo de intervenção na solidariedade intergeracional; Envelhecimento Positivo; Rotary Club da Póvoa de Lanhoso – a Universidade Sénior como contributo para um envelhecimento activo; e Dicas para uma Alimentação Saudável, foram os painéis que integraram a manhã de trabalhos, realizada no Theatro Club.
De tarde, as atenções voltaram-se para o Auditório de Fontarcada, com a apresentação de uma encenação teatral, dança, canto e circuito  de reabilitação, este último com a colaboração dos alunos do curso de fisioterapia do ISAVE.

Esc. Profissional do Alto Ave - projecto Comenius

Viagem final a Itália

No âmbito do projecto Comenius, iniciado em 2010, responsáveis e alunos da Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE) realizaram, de 18 a 24 de Março, uma visita de intercâmbio final a Itália.
No decurso dos dois anos do projecto a EPAVE proporcionou a deslocação/mobilidade de 12 alunos e 12 profissionais daquele estabelecimento de ensino a Itália, Polónia, Grécia e Turquia, países parceiros do projecto, que assentou no tema “3 R” Heritage: Rights, Respect and  Responsabilities”,
“O programa COMENIUS é promovido pela Programa Europeu Aprendizagem ao Longo da Vida e visa impulsionar a qualidade do ensino escolar, fortalecer a sua dimensão europeia e promover a mobilidade, a aprendizagem de línguas e um maior sentido de inclusão através de intercâmbio e de cooperação entre escolas de diferentes países em parceria”, referem os responsáveis da EPAVE, salientando ainda que o programa de intercâmbio teve resultados altamente proveitosos, uma vez que possibilitou a interacção com a diversidade de culturas dos países envolvidos, promovendo, ainda, a sensibilização e respeito intercultural.
“Nesta visita, os participantes tiveram a oportunidade de visitarem o museu da II grande Guerra e a Abadia de S. Bento na cidade de Cassino, o Vaticano, o Panteão, Coliseu em Roma, as ruínas de Pompeia, entre outras visitas. Conheceram a escola profissional do parceiro italiano, assistiram a conferências sobre Voluntariado, e conviveram em shows e espectáculos promovidos pelo país hospedeiro.
Os alunos ficaram hospedados em casa das famílias dos alunos italianos, o que lhes proporciona um maior envolvimento com a sua cultura e forma de vida”, referem ainda os responsáveis da EPAVE.

Programa do destacamento da Póvoa de Lanhoso

GNR ao encontro dos mais novos

GNR & Kids” é o mais recente programa que o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso está a implementar no seio da comunidade infantil.
Dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, dos concelhos da área de abrangência do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, o “GNR & Kids” visa, e segundo os responsáveis da GNR, criar nessa comunidade perspectivas de segurança nas diversas vertentes da problemática social.
Sensibilizar para os futuros problemas sociais a que podem estar sujeitos durante a fase de crescimento e evolução da sua personalidade social é pois o grande objectivo deste projecto.
Educação e segurança rodoviária; segurança em casa; segurança na rua; segurança na internet; visita às instalações da GNR; palestras; demonstrações de meio; criação do kid´s online; criação do clube gnr & kids; implementação de um gabinete de apoio e interacção; elaboração de um kit GNR individual para uso nas variadas acções; operações stop; peddy- paper social; acções de sensibilização; peças de teatro; visionamento de vídeos temáticos; simulacros; jovens detectives; implementação de planos de emergência nas escolas; desfiles de carnaval com uniforme e apoio do posto móvel; passeio nas viaturas da GNR; debates e “um dia como guardas”, são algumas das acções e temáticas a abordar no “GNR & Kids”, um programa que conta, no nosso concelho, com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Santa Casa da Misericórdia.
No âmbito do programa, cada escola é desafiada a desenvolver um distintivo alusivo à GNR e ao seu estabelecimento de ensino. A par do distintivo, as escolas procedem à criação de fardas que serão utilizadas, pelos mais pequenos, nas acções conjuntas com a GNR.
Neste sentido, propõe-se a criação de um KIT GNR individual na escola, através de trabalhos manuais, constituídos por Bivaque modelo GNR em tecido, papel ou cartão; colete reflector; distintivo GNR; farda completa; raqueta de sinalização; e outros artigos alusivos.
As escolas interessadas em participar no programa “GNR & Kids” devem proceder ao preenchimento de uma ficha de inscrição. O repto está lançado pelo Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.

Na Biblioteca durante o mês de Abril

Livros e fotografias em destaque

Na próxima segunda-feira, dia 23 de Abril, data em se assinala o Dia Internacional do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso irá contemplar os novos leitores ou os leitores já inscritos que venham propor um novo leitor, com um livro de oferta. Segundo os coordenadores daquele espaço, estão a ser disponibilizadas fichas de participação no evento. Por cada ficha devolvida com a apresentação efectiva de um novo leitor será entregue um livro de brinde. Neste dia, a Bilioteca Infantil, e no âmbito das mesmas comemorações, acolhe a “Hora do Conto”
Apresentado por ocasião dos 50 anos de ligação do padre António Lopes à freguesia de Serzedelo, o livro “Igrejas e Capelas de Serzedelo” é a obra em destaque no mês de Abril na Biblioteca Municipal.
A obra, da autoria da Arquidiocese de Braga, integra a terceira fase do processo de inventariação do património daquela arquidiocese.
“Que esta pequena obra possa honrar os nossos ante natos, que tão belo legado deixaram; ajude os actuais detentores do património e melhor conhecê-lo, para melhor o conservarem e amarem; e potencie a transmissão digna da herança recebida aos vindouros”, pode ler-se no prefácio, assinado pelo Cónego José Paulo de Abreu.
“Biblioteca: pontos de luz e cor” é o tema da exposição de fotografia em destaque no mês de Abril, da autoria de Fernanda Barros.
“Abril, um mês tão bom como outro qualquer para deixar entrar a luz nos recantos, nunca sombrios, da biblioteca… que ela seja a luz do conhecimento do todos os que a procuram”, pode ler-se na apresentação da iniciativa.

Voluntários da Póvoa de Lanhoso em 2012

Bombeiros com 8401 serviços

Ao longo do ano de 2011, o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso realizou 8401 serviços, sendo 469 incêndios; 223 acidentes; 2252 pré-hospitalar; 5306 transporte de recuperações; 86 limpeza de vias e 65 outras actividades inerentes aos serviços. Tais números, e segundo os responsáveis da Associação Humanitária, demonstram a importância da corporação no concelho, assim como o enorme desgaste de viaturas, outros materiais e meios humanos. “Por isso mesmo procedeu-se à renovação da frota automóvel de combate a incêndios e transporte de doentes, nomeadamente com a aquisição de uma viatura de combate a incêndios ligeira (VLCI) e reparação de várias viaturas; aquisição de material de incêndio, material clínico e de transporte de cadáveres”, destacam os responsáveis.
Estes dados foram dados a conhecer na última Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, realizada a 30 de Março, no âmbito da qual foram aprovados os documentos referentes ao Relatório de Actividades e Contas de Gestão e os novos Estatutos daquela associação.
Com um resultado francamente positivo, o movimento do exercício de 2011 comportou um valor global de 658.287,02 euros. Tal facto originou que os associados presentes se mostrassem satisfeitos com a situação económico-financeira saudável da Associação

Novos Estatutos aprovados
Quer na generalidade, quer na especialidade, a remodelação integral dos Estatutos da Associação foi aprovada por unanimidade, em conformidade com o disposto no novo Regime jurídico das associações humanitárias de bombeiros.
Na mesma reunião magna e por proposta da Direcção, os associados expressaram por unanimidade um caloroso voto de agradecimento e reconhecimento ao associado Rui Rebelo, advogado e Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, por novamente ter procedido ao trabalho de elaboração dos novos Estatutos de modo generoso e gratuito. Também calorosa e unanimemente, o colectivo de associados aprovou um voto de reconhecimento à direcção pela gestão efectuada de forma competente e eficiente, com considerável benefício para a Associação e dedicação à causa humanitária.

Tradição cumpriu-se com grande festa

Compasso Pascal pelo concelho

O tilintar das campainhas anunciava o aproximar do Compasso Pascal. Mais uma vez, a tradição voltou a cumprir-se e a mensagem da Ressureição de Jesus Cristo percorreu as paróquias da Póvoa de Lanhoso. Iniciada no domingo, dia 8 de Abril, a visita do Compasso Pascal teve o seu culminar no Domingo, dia 15 de Abril, o chamado Domingo de Pascoela.
Ao tilintar das sinetas juntaram-se as flores, convidando o Compasso Pascal a visitar as várias residências. Por estes dias, as ruas ganharam outro movimento, de pessoas e automóveis.
Aos moradores, juntaram-se os familiares, alguns deles vindos de pontos distantes e do estrangeiro, para acompanhar a visita do Compasso Pascal.
O estrondo dos foguetes ia dando conta da localização do Compasso Pascal e o som da campainha anunciava a chegada do Compasso Pascal, num dia vivido com muita alegria por muitos dos povoenses. Às flores nas ruas, juntaram-se, em algumas paróquias, os arcos de Páscoa. Em Louredo, marcou presença, mais uma vez, o maior arco do concelho.
Na sede do concelho, na freguesia da Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), no dia 8 de Abril, pelas 8h50, nove cruzes saíram em direcção aos Paços do Concelho, onde aí foram recebidas pelos elementos do executivo municipal. Antes, os vários Compassos fizeram uma pequena paragem junto ao Arco do Grupo Coral, colocado próximo à Igreja Matriz, onde aí foram proferidas algumas palavras referentes à mensagem deixada por aquele Arco e ao momento vivido naquele dia, com o anunciar da mensagem da Ressurreição de Cristo.
S. Gens de Calvos, Moure e Galegos foram algumas das freguesias que receberam a visita do Compasso Pascal no Domingo de Pascoela. Em Calvos, o Compasso Pascal foi, mais uma vez, acompanhado pela Banda de Música da freguesia, que deu uma maior solenidade à visita Pascal. “Nascemos e vivemos para gastar a vida. Não por meras causas pessoais ou projectos de pequenos grupos. Gastar a vida, em comum, por um mundo de justiça, igualdade e fraternidade é o testemunho que é solicitado aos cristãos”, foi uma das mensagens deixadas na homilia na Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressureição de Jesus, por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

Plano Operacional Municipal para 2O12

Aprovado por unanimidade

A operacionalização de todas as acções no âmbito dos incêndios florestais, nomeadamente a coordenação de meios humanos, técnicos e materiais dos diferentes agentes envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais é um dos objectivos do Plano Operacional Municipal, aprovado por unanimidade, no dia 12 de Abril, por unanimidade, no âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta. O referido plano, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara da P. Lanhoso, define e estabelece as competências dos diferentes agentes intervenientes na defesa da floresta contra incêndios.
“Desta forma, o território municipal foi dividido em sectores e estabelecidos os locais estratégicos de estacionamento, estando associado a cada sector uma entidade, de forma a diminuir o número de ocorrências e a área ardida, permitindo desenvolver um sistema de detecção e vigilância articulado e eficaz; mobilizar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial; diminuir o número de reacendimentos; evitar o risco para a população, seus bens e actividades; e definir a estratégia de prevenção e combate dos incêndios e articulação entre as entidades”, revela.
Recorde-se que na referida comissão estão representadas entidades como a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que preside à mesma, a GNR, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a Autoridade Florestal Nacional, o Exército, a Associação de Defesa da Floresta do Minho, a Cooperativa Agrícola Coopala, as Juntas de Freguesia do concelho através do seu representante, e o Gabinete Técnico Florestal do Município. São entidades convidadas a Afocelca (agrupamento das empresas do grupo Portucel Soporcel e grupo Altri) e a Comissão Municipal de Ambiente.

Iniciativa da Braval e do município povoense

Cavaleiro Braval nas escolas

O Cavaleiro Braval vai levar a temática da reciclagem a quarenta escolas da região. Trata-se de uma iniciativa em parceira, entre a Braval e o município da Póvoa de Lanhoso, em concreto o Centro de Criatividade povoense.
Na peça de teatro, une-se a arte e a componente didáctica, e durante vinte minutos, os alunos vão assistir a uma mensagem centrada na reciclagem, com o Valente Braval a combater as forças do mal, isto é, de uma forma destemida vai combater a destruição ambiental.
Para Pedro Machado, director executivo da Braval, “este desafio foi lançado pela vereadora Fátima Moreira há cerca de dois anos” e “é ummuitíssimo orgulho levar a cabo este projecto”. “A ambição da Braval era realizar esta actividade de vocação ambiental, porque este é o nosso futuro. O nosso caminho é educar os jovens, enraízar estes hábitos de ambiente e de preservação e reciclagem que vamos às escolas”, defendeu ainda. “Esta é a missão da Braval. Primeiro educar e depois partilhar com as instituições locais. Temos que  fazer lobby pela nossa região e ajudar os da nossa terra”, definiu ainda Pedro Machado.
Já Fátima Moreira, destacou que o objectivo era “realizar um projecto financiado e chegar a 150 escolas, mas isso não foi possível”. Apesar disso, “não desistimos e como tal conseguimos levar a cabo este projecto”. “Quero igualmente felicitar a Braval, não só por este projecto, mas pelo trabalho continuado de sensibilização que tem feito, paralelamente ao trabalho empresarial que tem feito”, constatou a vereadora do município povoense, acrescentando ainda que “é um trabalho assertivo junto da comunidade escolar”.
Por último, o encenador do espectáculo, Moncho Rodriguez, salientou que a meta “é aliar a componente lúdica com a arte”. “O que fizemos  foi criar um objecto poético diferente, tentando transmitir para as crianças o sonho de um mundo novo, que são eles próprios que vão construir, onde a reciclagem será ponto principal”.

Serra do Carvalho - Estrada Nacional 1O3

Cavalos envolvidos em acidentes

AEN 103, na Serra do Carvalho, foi palco de dois acidentes, na noite de quinta-feira, dia 12 de Abril, nos quais estiveram envolvidos cavalos. O primeiro caso deu-se por volta das 21h30 e envolveu uma viatura ao serviço da EDP. Ao que tudo indica, o equídeo ter-se-á atravessado na estrada, com o embate a provocar estragos muito avultados na viatura e a morte do animal. No local, compareceu a GNR da Póvoa de Lanhoso, bem como elementos dos bombeiros da Póvoa de Lanhoso que, com a ajuda de uma retroescavadora, retiraram o animal da via. Cerca de meia hora mais tarde, um outro animal atravessou a estrada, embatendo numa viatura ligeira, da marca Mercedes. Deste acidente, resultaram vários estragos na viatura e ferimentos no animal, que veio a falecer na manhã do dia seguinte. Na tarde de sábado, dia 14, os cadáveres dos dois animais ainda não tinham sido removidos.

Vilela: encarcerada após despiste
A colisão entre uma viatura ligeira e um autocarro, na Estrada Nacional 310, na freguesia de Vilela, provocou um ferido grave. O acidente teve lugar pelas 7h58, de quinta-feira, dia 12 de Abril, no lugar de Esperança, e envolveu um Renault Clio e um autocarro de passageiros da empresa Arriva. De acordo com o que foi possível apurar, o automóvel ligeiro, por razões ainda por apurar, ter-se-á despistado e colidindo com o autocarro de passageiros. Do acidente, resultaram ferimentos graves na ocupante da viatura, uma senhora de 36 anos, residente na vila da Póvoa de Lanhoso, que teve que ser desencarcerada.
O socorro foi prestado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, com 14 elementos e quatro viaturas, que procederam a manobras de desencarceramento, com vista à extracção estabilizada da condutora. Prestados os primeiros-socorros no local, a vítima foi transportada ao Hospital de Braga. No local, esteve a VMER do Hospital de Braga, assim como elementos do posto da GNR da Póvoa de Lanhoso e do Destacamento de Trânsito da GNR. Durante as operações, a circulação automóvel foi desviada para uma via alternativa.

Mirão: dois feridos após embate em muro
O despiste de uma viatura ligeira, pelas 11h12, de do-mingo, dia de Páscoa, provocou ferimentos em dois jovens. De acordo com o que foi possível apurar, a viatura seguia na estrada nacional 310, que liga a Póvoa de Lanhoso às Taipas, e na zona de Mirão, tendo-se  despistado e embatido no muro de uma propriedade.
Para além do condutor, ficou ferida uma jovem, de 17 anos, que seguia ao seu lado e teve que ser desencarcerada. O socorro foi prestado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que compareceram no loca com 3 viaturas (um desencarcerados e duas ambulâncias) e 12 homens, assim como pela equipa médica da VMER de Braga. A GNR tomou conta da ocorrência.

Incêndios no dia de Páscoa
Friande, Travassos, Águas Santas e Monsul foram as freguesias onde deflagraram incêndios no dia de Páscoa. No combate aos incêndios estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
A primeira ocorrência teve lugar pelas 14h55, em Friande, seguindo-se, pelas 16h50, um incêndio em Travassos. À noite, pelas 22h10, deflagou um incêndio nuns campos agrícolas, em Águas Santas, e, às23h15, foi a vez de deflagrar um incêndio na freguesia de Monsul.

S. C. Maria da Fonte

Nova Assembleia Geral

Está agendada, para 3 de Maio, quinta-feira, uma sessão extraordinária da Assembleia Geral do Sport Clube Maria da Fonte. A sessão está agendada para as 21 horas, na sede do clube, na Rua Comandante Luís Pinto da Silva, na Póvoa de Lanhoso.
Da ordem de trabalhos consta a apreciação geral da gestão e situação do clube, bem como o ponto de situação do processo eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e, na eventualidade  de  verificação  dos  pressupostos  estatutários,  designar  uma  comissão  de Associados  com  incumbência  de  apresentar  lista  de  candidatura  ao  acto  eleitoral  para  o mandato de 2012 a 2014.

Campeonato Regional do Minho

DiverLanhoso recebeu 3º BTT XCO

O Parque Aventura DiverLanhoso foi palco, no passado domingo, dia 15 de Abril, do 3º BTT XCO – DiverLanhoso, Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Xdoc. Apesar do vento e do frio, um sol teimoso e quente esteve sempre presente durante as provas e criou um fim-de-semana inesquecível para a prática de BTT.
Rúben Nunes, da ASC/Bike Zone, vencedor da categoria Elite, actual líder da classificação geral nacional, refere que «é uma pista bastante engraçada, qualquer atleta gosta dela, uma pessoa consegue alcançar ritmos bastante bons». A aliar a esta afirmação temos, «uma organização fantástica. O DiverLanhoso está de parabéns por conseguir criar uma pista destas aos atletas. Em Portugal é das mais divertidas, com melhor localização a nível nacional, com instalações 5 estrelas».
Na verdade, o 3º BTT XCO - DiverLanhoso, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo DiverLanhoso, que integra provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos, foi uma prova inesquecível. Os presentes, que eram muitos, para além de poderem ver de perto uma prova de BTT numa pista onde se disputam diferentes provas mundiais, provas olímpicas, local de eleição de múltiplos atletas de BTT, conheceram o Parque Aventura DiverLanhoso, localizado no coração do concelho da Póvoa de Lanhoso, que ocupa uma área total de 170 hectares e que o torna um dos maiores Parques Aventura da Europa.

EDITORIAL

Armindo Veloso



Resistências
Quinze dias depois apetece-me voltar ao tema da reforma administrativa. A resistência à mudança é um dos sentimentos mais vulgares no ser humano e dos mais difíceis de gerir.
Quem já não teve imensas dúvidas, com stress à mistura, quando pelas mais variadas razões foi forçado a mudar de local de trabalho, parte física ou mesmo de tarefa dentro do seu emprego?
Se as coisas forem feitas por bem, com ponde-ração e competência, a maioria das vezes essas dúvidas vão resultar numa frase muito popular: que burro/a que eu estava a ser...
Vamos para assuntos maiores e que nos dizem respeito a todos. Alguém tem dúvidas que a reforma administrativa, se for bem feita, resultará num benefício para todos, ou quase todos?
O exemplo dos agrupamentos escolares que tanta polémica deram está aí para o comprovar. As crianças, principais protagonistas, darão testemunho ao fim de poucos anos de quão importante foi esta mudança.
As freguesias, mantendo o seu nome original mantêm a sua identidade e a sua história - alguém põe em causa a história e o nome de cada lugar dentro da mesma freguesia? Havendo uma junta eleita que represente seis ou sete freguesias actuais, duas ou três mil pessoas, se lhe forem dados mais poderes e capacidades financeiras, terá um protagonismo e intervenção que não se compara com o de representar duzentas ou trezentas pessoas. Claro que vai haver menos lugarzinhos para ocupar, menos capelinhas. Mas será um país dentro de uma década, tempo mais que suficiente para avaliarmos as mudanças, muito mais arrumado. Já nem refiro as freguesias urbanas porque nessas nem há história.
O mundo é feito de mudança, dizia o poeta. Já que nesta altura não há coragem para se mexer nas câmaras, algumas era como pôr ovos a Sto. António, que se comece pelas juntas.
Vamos fazer jus à frase do povo.
Até um dia destes.
CASTELO


Bombeiros


Os últimos tempos foram de intenso trabalho para os Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso. Os incêndios atingiram vários pontos do concelho e os bombeiros tiveram que se desdobrar no combate às chamas. Em alguns dias, foram vários os incêndios que ocorreram na mesma ocasião. Os bombeiros não tiveram mãos a medir para dar conta de tantos incêndios. Mais do que nunca, é preciso apoiar os nossos Bombeiros.

Munícipes pagam menos
para ligar água e saneamento

A partir deste mês de Abril, todos aqueles que requereram o serviço de abastecimento de água e saneamento passam a contar com uma redução na verba a pagar. A redução no montante cobrado pelos ramais de água e saneamento atinge os 50%.
“Assim, a partir de Abril, quem requerer os serviços pagará apenas 50 por cento do ramal de ligação de água e 50 por cento do ramal de ligação de saneamento”, esclarece a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Recorde-se que, estando servidos com rede de água e saneamento, todos os munícipes estão, por imposição legal, obrigados a ligar aos sistemas públicos, sempre que os mesmos estejam disponíveis”, aponta a autarquia, dando conta da legislação e coimas aplicadas.
“Perante esta imposição legal, a qual a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso se encontra obrigada a fazer cumprir, não só para garantir a sustentabilidade financeira na prestação destes serviços bem como assegurar que são cumpridos os demais valores ambientais e de saúde pública, terá a população, por obrigação, de estabelecer a ligação às redes públicas através de um pedido de prestação destes serviços junto da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso”, adianta a autarquia...

Póvoa de Lanhoso associou-se ao ‘Limpar Portugal’
Cerca de 40 pessoas participaram, no bado, dia 24 de Março, no projecto “Limpar Portugal”, com o Município da Póvoa de Lanhoso a associar-se à campanha, na organização e na cedência de materiais.
A iniciativa desenrolou-se em 15 locais, previamente estabelecidos, na freguesia de S. João de Rei, nas zonas da Albufeira das Andorinhas e da Serra do Carvalho, bem como em Sobradelo da Goma, conforme dá conta a autarquia, em nota de imprensa.
“Numa manhã, foram recolhidas cerca da 12 toneladas e meia de resíduos diversos, desde os chamados “monstros” (frigoríficos, arcas ou sofás, por exemplo) até lixo indiferenciado, vidro, plástico, papel e outros materiais”, destaca a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Muitos voluntários envolvidos
A operação de limpeza envolveu funcionários da autarquia povoense, pessoas da comunidade, bem como de entidades locais. “Casos da Braval que forneceu os sacos utilizados assim como permitiu o depósito gratuito dos resíduos recolhidos; da empresa Plako, que participou com pessoas que ali trabalham; da Junta de Freguesia de São João de Rei; ou mesmo da GNR. Alguns consortes do projecto “Alma da Terra”, que envolve diferentes parcerias, também participaram, como a Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma, o Grupo Desportivo da Goma e a Associação Portuguesa de Carp Fishing”, destaca a Câmara Municipal.

Universidade Sénior: uma
porta para o conhecimento

Proporcionar aos alunos aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados, actualizados e ampliados é um dos objectivos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, num projecto que pretende, também, divulgar e preservar a história, cultura, tradições e valores; fomentar e apoiar o voluntariado social; e oferecer um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às idades dos alunos.
Apresentada em Abril de 2010, a Universidade Sénior iniciou a sua actividade em Outubro desse mesmo ano. Ao Rotary Club junta-se, também, a Associação “Em Diálogo” e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, entidades parceiras do projecto.
Magda Taxa é, desde Julho de 2011, a directora geral da Universidade Sénior do Rotary da Póvoa de Lanhoso, sucedendo no cargo a Jerónimo Silva que, por questões pessoais, se viu obrigado a retirar do projecto.
Frequentada por 30 alunos, a Universidade Sénior integra, neste ano lectivo, áreas como o Ioga, protecção e segurança, saúde, música, hidroginástica, danças de salão, língua e cultura portuguesa, história e património local, informática e inglês.
Saúde, informática, ioga e língua e literatura portuguesa são as áreas que registam uma maior adesão de alunos.
“Tentamos, de algum modo, dar continuidade ao que vinha do ano anterior e introduzimos algumas áreas de conhecimento novas”, explica Magda Taxa, dando conta de que, no boletim de inscrição, os alunos têm oportunidade de sugerir algumas áreas que gostariam de ver abordadas na Universidade Sénior.
Às aulas teóricas e práticas juntam-se, ainda, aulas abertas, com a presença de palestrantes e num momento aberto a todos os alunos, bem como a todos os elementos do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso. Direito de família e sucessões; protecção e segurança rodoviária; burlas; saúde e beleza da pele; massagem biodinâmica; psicologia da comunicação; foto-grafia; introdução ao pensamento filosófico; ciências naturais; religiões; dinâmica da escrita; astronomia; artes decorativas; ecologia do ser; autoconhecimento e desenvolvimento psicossocial; e urbanismo e desenvolvimento rodoviário são as áreas a abordar neste ano lectivo.
No que diz respeito às visitas de estudo, as propostas para este ano passam pelo Museu de Cordofones de Braga, Centro de Nanotecnologia, Casa de Camilo, aos quais se junta a presença no encontro anual de Universidades Seniores do Rotary, retiro de ioga e roteiro camiliano, visita ao zoo, assim como a um laboratório de produção de medicamentos.

Incêndios não deram tréguas aos bombeiros
Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso viveram, nos últimos tempos, dias de intenso combate aos fogos florestais que deflagraram em vários pontos do concelho.
De quarta-feira, dia 29 de Março, a domingo, dia 1 de Abril, os soldados da paz povoenses viram-se a braços com vários incêndios, alguns deles a ocorrer quase ao mesmo tempo. Os meses de Fevereiro e Março foram de grande trabalho para os bombeiros no combate aos fogos florestais.
No dia 29, quinta-feira, o combate aos fogos iniciou-se pelas 7 horas, com as atenções centradas num incêndios que deflagrou na freguesia de Verim. Ao início da tarde, pelas 13h40, teve início um incêndio em Serzedelo e, pelas 14h30, as cha-mas surgiram no lugar de Tinocos, em Lanhoso, num incêndio que atingiu grandes proporções, numa zona de mato, e foi dado como dominado pelas 17h52. No combate às chamas estiveram 30 homens, apoiados por 10 viaturas. Neste mesmo dia, pelas 17h10, deflagrou um incêndio em Porto de Bois, na freguesia de Oliveira. O combate às chamas prolongou-se pela noite fora, com o incêndio a ser dado como dominado às 23h29 e extinto pelas 4 horas da madrugada. Com o fogo a aproximar-se da Diverlanhoso, os responsáveis do parque procederam à evacuação do espaço, como medida preventiva. Neste dia, o combate às chamas estendeu-se ainda a Galegos, Ferreiros, Taíde, Garfe e Esperança.
O dia de sexta-feira foi também de intensa luta no combate às chamas. Oliveira, Garfe, Póvoa de Lanhoso, Serzedelo e Esperança foram algumas das freguesias onde deflagraram incêndios. Em Garfe, no lugar do Cilindro, um incêndio numa zona de mato propagou-se a um pavilhão industrial, destruindo várias carcaças de viaturas que estavam no exterior e atingindo parte do edifício, onde se encontravam componentes de automóvel.
Segundo foi possível apurar no local, o fogo atingiu pneus e outros componentes que estavam no exterior, propagando-se ao pavilhão. No combate às chamas, os soldados da paz povoenses contaram com o apoio dos Bombeiros das Caldas das Taipas.
Depois do lugar do Cilindro, as atenções concentraram-se no lugar de Teire, num incêndio florestal que atingiu grandes proporções e obrigou a uma intenso combate.
Em Esperança o combate às chamas iniciou-se pelas 20h30 de sexta-feira e só foi dado como concluído pelas 17 horas de sábado, dia 31 de Março. Os trabalhos envolveram 52 homens e 16 viaturas, com os bombeiros povoenses a receber apoio de outras corporações.
Segundo foi possível apurar, num incêndio que deflagrou na freguesia de Frades, pelas 22h42, de sexta-feira, dia 30, foram encontradas velas a arder, tendo o caso sido participado à GNR, que se deslocou ao local.