Feira semanal sensibilizar os adultos

Crianças previnem fogos

Os pequenos foram dar o exemplo aos grandes e sensibilizar para a prevenção de incêndios.
Andaram no dia 20 de Julho pela feira semanal da Póvoa de Lanhoso a distribuir brochuras a lembrar o que não se pode fazer no período crítico.
A missão foi assumida por um grupo de crianças do Jardim de Infância Nossa Senhora da Misericórdia, na Póvoa de Lanhoso, devidamente ‘escoltadas’ pelos militares da GNR.
A iniciativa é uma parceria da GNR, através da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial (DTER) da Póvoa de Lanhoso; da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A acção na feira contou ainda com o apoio de uma equipa do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR que deu também algumas explicações sobre a prevenção de incêndios, em particular sobre a proibição de fazer fogueiras nesta altura do ano.
De cartazes em punho a apelar: “O coração do Minho é de ouro, mantenha-o verde”, os mais pequenos surpreenderam feirantes e clientes que leram e ainda levaram para casa as mensagens deixadas pelas crianças.
Houve quem se insurgisse contra o crime dos incêndios. “Uma pessoa trabalha uma vida inteira e depois perde tudo num incêndio” afirmava um transeunte que foi abordado na feira.